O governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) atingiu 40% de avaliação positiva, mostra uma pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O percentual é o maior registrado desde o início do mandato e 11 pontos percentuais mais alto do que o resultado da última edição da pesquisa, que foi realizada em dezembro de 2019. À época, a aprovação do governo estava em 29%.
Avaliaram como regular o governo de Bolsonaro 31% dos entrevistados, sendo que há nove meses 29% das pessoas ouvidas deram essa mesma resposta. Já a avaliação negativa, aqueles que classificam a administração federal como ruim ou péssima, caiu de 38% para 29% em nove meses.
No intervalo entre a realização das duas pesquisas, o Brasil começou a enfrentar a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Motivo pelo qual Bolsonaro tem sido muito criticado em relação ao combate à doença.
Desde o primeiro caso registrado no País, o número de mortos é de 138.977, enquanto os casos confirmados de contaminação pelo vírus são 4,6 milhões. Os dados são Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e foram contabilizados até às 18h desta quarta-feira (23).
Além disso, o grau de confiança no presidente também aumentou. O percentual passou de 41%, em dezembro de 2019, para 46% neste mês.