Alessandro José Fernandes de Oliveira, novo coordenador da força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba
Reprodução/ Assofepar
Alessandro José Fernandes de Oliveira, novo coordenador da força-tarefa da Lava-Jato de Curitiba

O novo coordenador da Lava Jato em Curitiba, Alessandro José Fernandes de Oliveira , defendeu em entrevista à GloboNews na noite desta terça-feira (1º) a continuidade nos trabalhos da força-tarefa, e sinalizou a permanência da equipe atual. Oliveira, que substituirá o coordenador da operação no Ministério Público Federal (MPF) de Curitiba, Deltan Dallagnol , reconheceu ter perfil mais discreto do que o atual titular, mas disse ser importante o "apoio popular" à operação.

O novo coordenador também declarou que vai trabalhar para "aparar arestas" e evitou comentários sobre posições do procurador-geral da República, Augusto Aras, que teceu críticas recentemente à Lava Jato . Segundo Oliveira, embora não seja possível afirmar os rumos que serão tomados pela operação, "o importante é que tenha continuidade no trabalho".

"A grande vantagem é que há um aceno para que haja a permanência desta equipe, o que significa certa estabilização de um ritmo e da dinamicidade que hoje existe na operação Lava-Jato. Isso irá facilitar sobremaneira minha adaptação a esse modelo", afirmou Oliveira.

O procurador afirmou, na entrevista à GloboNews, nutrir admiração "quase que extrema" à Lava Jato, mas ressaltou também que "nenhuma instituição ou pessoa é perfeita".

Você viu?

De acordo com Oliveira, não é possível determinar ainda se a operação seguirá um formato de força-tarefa ou se tomará a forma de um órgão colegiado, possibilidade avaliada por procuradores em meio aos conflitos internos com Aras. Nesta terça, a subprocuradora-geral da República Maria Caetana Cintra Santos proferiu liminar prorrogando por mais um ano a força-tarefa de Curitiba. A decisão, no entanto, ainda deve ser avaliada pelo Conselho Superior do MPF, que poderá modificá-la.

"Minha visão sobre a Lava Jato é de admiração quase que extrema. Obviamente devem ocorrer aguns ajustes de rumos, nenhuma instituição ou pesosoa é perfeita, mas o importante é que esse aparar de arestas seja feito através de discussões colegiadas internas", declarou Oliveira.

O novo coordenador criticou ainda o que chamou de "questões um tanto quanto maniqueístas" que envolvem a repercussão da Lava Jato entre críticos e defensores da operação. Para ele, que citou o apoio popular como "sempre fundamental", não há "conspiração nem contra, nem a favor" da operação.

Oliveira também afirmou que divergências dentro do Ministério Público , ou entre MP e Judiciário, são "naturais" por conta da independência funcional de seus membros, "que é uma via de mão dupla".

"Prometo tentar isolar-me dessas questões um tanto quanto maniqueístas, como se a Lava Jato fosse sempre tendenciosa ou sempre uma instituição salvadora, imune a qualquer tipo de equívoco ou situação embaraçosa. O rumo que queremos dar às investigações é algo absolutamente imprevisível. O que pretebndemos, já que sou um dos grandes admiradores do advento da Lava-Jato no Direito brasileiro, é tentar ampliar cada vez mais o seu alcance", afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!