O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli , está internado desde domingo (9) no Hospital DFStar, em Brasília, com pneumonite alérgica que pode ter sido causada pelo sistema de ar condicionado do STF, segundo informou o novo boletim médico divulgado na tarde desta terça-feira (11).
Toffoli foi diagnosticado com pneumonite por hipersensibilidade, uma reação alérgica que pode ser causada por fungos, ácaros ou bactérias.
"O diagnóstico médico também indica a alta probabilidade de a reação alérgica ter sido ocasionada em razão das instalações prediais laborais, em especial pelos sistemas de ar condicionado", informou o boletim desta terça. Dessa forma, a reação alérgica pode ser ao sistema de ar condicionado do STF.
A cardiologista do hospital , Ludhmilla Hajjar, indicou que o STF realize "um estudo do ambiente de trabalho, com a coleta de materiais e avaliação do sistema predial de ar condicionado".
O presidente do STF teve duas internações recentes no hospital devido a um quadro respiratório, no entanto, "foram descartadas infecções virais incluindo COVID-19".
Apesar de ainda não haver previsão de alta, Toffoli "encontra-se em perfeitas condições" e está em um quarto do hospital.