Sede da Codevasf
Cássio Moreira / Codevasf
Sede da Codevasf

Próximo do senador Ciro Nogueira (PI), presidente do PP, e investigado na Lava Jato , Davidson Tolentino ganhou o cargo de diretor na Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba) em um mandato tampão até o dia 10 de agosto.

No dia 14 de julho, o presidente do conselho de administração da empresa acatou a indicação do Ministério de Desenvolvimento Regional e elegeu Davidson Tolentino como diretor da Área de Revitalização de Bacias Hidrográficas. A Codevasf já divulga oficialmente seu nome como diretor.

Em 2018, um ex-assessor do senador Ciro Nogueira relatou à Polícia Federal que, algumas vezes, arrecadou dinheiro com Davidson por determinação do senador e que foi no apartamento de Davidson e recolheu R$ 100 mil entre 2013 e 2015. Na época, o senador negou as acusações ou ter cometido qualquer ilícito.

Davidson Tolentino já ocupou diversos cargos comissionados no governo federal. Foi diretor do Ministério do Trabalho e Emprego (2012), do Ministério das Cidades (2014), na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (2014-2016) e diretor no Ministério da Saúde (2016).

Você viu?

Devido a suspeitas de que estaria envolvido em esquemas de corrupção, o ex-presidente Michel Temer chegou a retirar a indicação de Davidson Tolentino para a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Seu nome foi rechaçado por diversas organizações, como o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) e a Abres (Associação Brasileira de Economia da Saúde).

Com o movimento recente de aproximação entre partidos do centrão e o governo Jair Bolsonaro, aumentou a pressão sobre cargos na Codevasf. No início de julho, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) indicou Antônio Rosendo Neto Júnior para a Diretoria da Área de Desenvolvimento e Infraestrutura da estatal.

O cargo de presidente atualmente é ocupado por Marcelo Andrade Moreira Pinto, indicado no ano passado pelo deputado Elmar Nascimento (BA), então líder do DEM. Neste ano, o governo chegou a renegociar o cargo e foi feito um acordo para que ele continuasse nas mãos do partido.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!