O professor Carlos Alberto Decotelli foi nomeado o novo ministro da Educação nesta quinta-feira (25) pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A nomeação fez com que apoiadores e oposição do governo se manifestassem nas redes sociais.
Leia também:
- Novo ministro da Educação: Saiba quem é o professor Carlos Alberto Decotelli
- "Minha função é técnica", diz novo ministro da Educação; veja entrevista
- Presidente da UNE critica nomeação de Decotelli: "Nenhuma experiência"
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) provocou a deputada Tabata Amaral (PDT-SP) conhecida por ser defensora da educação. "E aí, Tabata vai ter 'coragem' de criticar o novo ministro? Sabia que ele não precisou de cota para conseguir este currículo?", escreveu após divulgar a biografia de Decotelli
.
Em seu Twitter, Tabata
afirmou que "Decotelli chega com o desafio de reestruturar um MEC paralisado por dois ministros que nunca tiveram a educação como prioridade". A deputada era muito crítica ao ex-ministro Abraham Weintraub.
"Desejo que ele reconheça que o MEC precisa mudar de rota e esteja disposto ao diálogo p/ superarmos a crise", apontou Tabata. "O futuro da nossa juventude depende disso".
Você viu?
O deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) postou uma foto na rede social com Decotelli e compartilhou frases de incentivo. Outra bolsonarista
, a deputada Bia Kicis (PSL-DF) afrimou "Conheci o professor Decotelli na transição e ele presidiu o FNDE de fevereiro a agosto de 2019. Desejo muita sorte ao Ministro. Parabéns!"
Na esquerda, a deputada do PSOL Sâmia Bomfim
alegou que "o projeto do governo para o MEC é de militarização, privatização e autoritarismo".
"Enquanto Bolsonaro estiver na presidência, a educação pública seguirá asfixiada. É esse projeto que Decotelli está aceitando integrar. Seguiremos na luta!", defendeu.
Outra integrante do PSOL, a deputada estadual de São Paulo Isa Penna afirmou que "tá ficando difícil de negar que o projeto de Bolsonaro é destruir a educação e militarizar o governo, né". Decotellli "ainda é próximo de Paulo Guedes, o responsável por acabar com a economia brasileira", criticou Penna.
Já o filho do presidente e deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) desejou sucesso a Decotelli
e "que Deus ilumine o novo Ministro!".