Helder
Bruno Cetim/Agência Pará
Helder Barbalho, governador do Pará, é alvo de investigação da PF nesta quarta-feira

O governador do Pará, Helder Barbalho , e um dos alvos da operação que a Polícia Federal faz nesta quarta-feira para apurar suspeitas de fraude na compra de respiradores pulmonares pelo estado no combate ao coronavírus. São 23 mandados de busca e apreensão no Pará e em outros seis estados. Sócios da empresa investigada e servidores públicos estaduais também estão entre os alvos.

Leia também
Quando o Brasil chegará ao pico da epidemia de Covid-19? Entenda
Brasil tem 1.272 mortes e 32 mil casos de Covid-19 em 24h
Moraes pede vista e adia julgamento contra chapa de Bolsonaro

De acordo com o G1, as buscas foram realizadas nas residências dos investigados, em empresas e, também, no palácio dos despachos, do governo, e nas secretarias de estado de saúde, fazenda e casa civil do estado do Pará . Helder é o 2º governador alvo de operação da PF sobre contratos relacionados ao combate ao coronavírus. O primeiro foi Wilson Witzel, do Rio de Janeiro .

Segundo a PF , a compra dos respiradores custou ao estado do Pará o valor de R$ 50.400.00,00. Desse total, metade do pagamento foi feito à empresa vendedora do equipamento de forma antecipada, sendo que os respiradores sofreram grande atraso na entrega, além de serem diferentes do modelo comprado e não funcionarem no tratamento da covid-19, razão pela qual foram devolvidos.

    Veja Também

      Mostrar mais