Ministro voltou a participar das sessões após ficar afastado por questões de saúde.
Nelson Jr./SCO/STF
Ministro voltou a participar das sessões após ficar afastado por questões de saúde.

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que, "sem um poder judiciário independente, não haverá liberdade ou democracia". Declaração foi feita após o ministro ter sido alvo de críticas de Bolsonaro e de outros ministros do governo por conta de suas decisões.

Leia também: Doria diz que relação entre Brasil e EUA será afetada; entenda motivo

Segundo Celso de Mello, "sem um Poder Judiciário independente , que repele injunções marginais e ofensivas ao postulado da separação de Poderes e que buscam muitas vezes ilegitimamente controlar a atuação dos juízes e dos tribunais, jamais haverá cidadãos livres nem regime político fiel aos princípios e valores que consagram o primado da democracia .".

O ministro retornou às sessões da segunda turma do STF após ficar afastado por problemas de saúde. Durante a sessão, a ministra Cármen Lúcia também afirmou que os ataques não enfraquecem o judiciário. "Agressões eventuais a juízes não enfraquecem o feito. A Justiça é o compromisso e a responsabilidade deste Supremo Tribunal Federal e de todos os seus juízes".

Críticas

Após liberar o vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril, Celso de Mello virou alvo de críticas de Bolsonaro e seus ministros. O presidente afirmou que a liberação do vídeo poderia configurar o crime de abuso de autoridade. 

Leia também: "Está sujando o nome das Forças Armadas", diz Ciro Gomes sobre general Heleno

Já o ministro-chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), general Augusto Heleno, criticou a decisão de apreender o os celulares de Bolsonaro e de seu filho Carlos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!