Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, falou em
Reprodução
Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, falou em "aproveitar" a pandemia para aprovar projetos que teriam repercussão negativa sem alarde

Os comentários do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a  reunião ministerial do dia 22 de abril foram destacados na imprensa internacional. Para ele, o governo deveria aproveitar o momento em que o foco da sociedade e da mídia está voltada para o novo coronavírus para mudar regras que podem ser questionadas na Justiça.

Leia também: "Vai botar mais militares, com civis não deu certo", diz Bolsonaro sobre Saúde

A fala foi documentada em vídeo divulgado após a autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello . No vídeo, ele afirma que seria o momento de fazer uma “baciada” de mudanças nas regras ligadas à proteção ambiental e à área de agricultura, evitando críticas e processos na Justiça. "Tem uma lista enorme, em todos os ministérios que têm papel regulatório aqui, para simplificar. Não precisamos de Congresso", disse Salles.

Reportagens que repercutiram o encontro do presidente Jair Bolsonaro enfatizaram o intuito de Salles de desmantelar as proteções ambientais. A matéria do periódico espanhol El País diz que "o então recém-nomeado Ministro da Saúde, Nelson Teich, olha horrorizado para seu parceiro Ricardo Salles quando ele defende aproveitar o fato de a imprensa estar focada no coronavírus para tornar as leis ambientais mais flexíveis".

A análise feita pela jornalista Katy Watson, correspondente da BBC na América do Sul, diz: "o vídeo também revelou atitudes dentro do gabinete mais amplo, como o ministro do Meio Ambiente sugerindo que o coronavírus era uma boa oportunidade - com a imprensa olhando para o outro lado".

Você viu?

O inglês The Guardian também destaca que a filmagem divulgada mostra o ministro do Meio Ambiente pedindo ao governo que adote mais desregulamentação da política ambiental, enquanto as pessoas se distraem com a pandemia de coronavírus. "Precisamos fazer um esforço enquanto estamos neste momento calmo em termos de cobertura da imprensa, porque eles estão apenas falando sobre a Covid , pressionando e mudando todas as regras e simplificando as normas", diz Salles no vídeo.

A mesma reportagem informa que o desmatamento atingiu uma alta de 11 anos no ano passado e aumentou 55% nos primeiros quatro meses do ano, em comparação com um ano atrás, com grupos ambientais culpando as políticas de Bolsonaro .

Leia mais: Bolsonaro diz que "amigo do Bope" é sua "fonte particular de informação"

O jornal acrescenta que solicitado a responder ao vídeo, o Ministério do Meio Ambiente comentou as declarações de Salles, dizendo: "sempre defendi a desburocratização e simplifiquei as normas, em todas as áreas, com bom senso e dentro da lei. O emaranhado de leis irracionais dificulta os investimentos, a geração de empregos e, portanto, o desenvolvimento sustentável no Brasil”. A reportagem ouviu a porta-voz do Greenpeace Brasil, Luiza Lima, que disse em comunicado que "Salles acredita que as pessoas que estão morrendo na fila dos hospitais são uma boa oportunidade para avançar em seu projeto a

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!