Agência Brasil

Adiamento aconteceu após pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski.
Rosinei Coutinho/STF
Adiamento aconteceu após pedido de vista do ministro Ricardo Lewandowski.

Um pedido de vista (mais tempo de análise) do ministro Ricardo Lewandowski , do Supremo Tribunal Federal ( STF ), adiou o julgamento sobre o início imediato do cumprimento de pena após condenação pelo tribunal do júri.

Leia também: PGR pede inquérito para apurar contrato da gestão de Flávio Dino no Maranhão

O julgamento havia começado na sexta-feira (24) no plenário virtual, ambiente digital em que os ministros tem, em geral, sete dias para votar por escrito. Com o pedido de vista, não há prazo definido para que o processo volte à pauta.

Uma definição sobre o assunto passou a ser mais aguardada desde que o Supremo decidiu em novembro que, nos casos que não vão a júri, a execução de pena deve começar somente após o trânsito em julgado, quando não há mais possiblidade de recurso a tribunais superiores.

Você viu?

Leia também: STF avalia manutenção da escolta da Polícia Federal a Moro

Em relação ao tribunal do júri, em que são julgados os crimes dolosos contra a vida, o relator, ministro Luís Roberto Barroso, propôs a seguinte tese: "A soberania dos veredictos do Tribunal do Júri autoriza a imediata execução de condenação imposta pelo corpo de jurados, independentemente do total da pena aplicada".

Antes do julgamento ter sido interrompido, o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, havia acompanhado o relator. Gilmar Mendes, por sua vez, havia divergido. Os demais ministros ainda não votaram.

Na semana passada, o procurador-geral da República, Augusto Aras , enviou nova manifestação ao Supremo reforçando a posição do órgão a favor do cumprimento de pena imediato após a condenação pelo júri.

Leia também: Bolsonaro "exonerou a ciência" não um ministro, diz Mandetta sobre a demissão

O Supremo já reconheceu que o tema possui repercussão geral. Isso quer dizer que eventual decisão da Corte deverá servir de parâmetro para todos os recursos sobre o assunto em tramitação no país.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!