Presidente da Câmara Rodrigo Maia
Agência Brasil
Presidente da Câmara Rodrigo Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), evitou nesta sexta-feira (24) fazer qualquer consideração sobre as acusações do ex-ministro Sergio Moro contra o presidente Jair Bolsonaro . Segundo aliados, Maia não quer adiantar um "juízo de valor" sobre denúncias que podem resultar em um processo de impeachment.

O presidente da Câmara decidiu adotar cautela e neutralidade porque, de acordo com a Constituição, é sua atribuição analisar denúncias por crime de responsabilidade contra o presidente da República. Maia considera as circunstâncias "muito graves", mas não quer se expor antes de fazer qualquer avaliação técnica.

O presidente da Câmara preferiu não falar com a imprensa nesta sexta-feira, mas chegou a cogitar manifestar-se por meio de redes sociais. Se for o caso de se pronunciar nas próximas horas, deve evitar tornar pública uma opinião assertiva sobre o as denúncias.

Leia também: "É o caso de pedir impeachment", diz autor de denúncia de afastamento de Dilma

Você viu?

Moro afirmou nesta manhã que Bolsonaro tentou interferir no trabalho da Polícia Federal para obter relatórios de inteligência da corporação. De acordo com interlocutores do presidente da Câmara, a evolução da crise depende da apresentação de "provas" pelo ex-ministro da Justiça. Caso apresente fatos sólidos, a avaliação é de que "acabou" o governo para Bolsonaro.

Rede e PSB já anunciaram que apresentarão um pedido de impeachment contra o presidente da República. A primeira parada para um processo desta natureza é a Câmara dos Deputados. Partidos do centrão atuam para minimizar o impacto das acusações contra Bolsonaro.

Leia também: Bolsonaro acusa Moro de fazer pressão por vaga no Supremo; ex-ministro nega

Entre líderes do centrão, o discurso é de que os esforços devem se voltar à pandemia e que a demissão do ministro não pode criar mais "instabilidade" no país. Representantes do PP, Republicanos e PL estiveram no Palácio do Planalto nas últimas semanas, estreitando o vínculo com o presidente Jair Bolsonaro e negociando cargos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!