Governador Romeu Zema
Divulgação/Agência Minas
Governador Romeu Zema

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema , afirmou nesta quinta-feira que irá criar um protocolo para que prefeitos possam liberar o comércio em suas cidades, desde que sejam respeitados algum requisito. Zema disse que a liberação deve ser feita de forma "responsável" e que a prioridade é proteger vidas. O governador se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, para pedir ajuda financeira para o estado. Ele não disse se conversou com Bolsonaro sobre as medidas tomadas para combater o coronavírus.

" A nossa posição tem sido  (proteger) em primeiro lugar a vida. Tanto é que nós adotamos há 20 dias restrição de circulação. Mas Minas hoje deve ter muito provavelmente mais de 200 cidades que por decisão do prefeito fez algum tipo de liberação. E nós, através da secretaria da Saúde, estamos estudando um protocolo, que deveremos estar divulgando na próxima semana, para que toda a liberação seja feita com os devidos cuidados, uso de máscaras, uso de vários equipamentos, limite de pessoas por metro quadrado etc. Queremos fazer algo muito responsável", disse Zema, após a reunião.

Leia também: Itália pode reduzir medidas de isolamento ainda neste mês, diz primeiro-ministro

Você viu?

Zema questionou se cidades que não tiveram nenhum caso de Covid-19 precisam estar com as atividades comerciais fechadas, mas disse que a decisão é do prefeito.

"Nós temos muitos municípios de Minas Gerais não tem nenhum caso de contágio. Será que esse município tem que ficar fechado? Será que tem algum efeito ele fechar todas as atividades? Mas é uma decisão do prefeito. Mas nós vamos estar ajudando, dando as orientações para aqueles que venham flexibilizar alguma coisa. Mas eu quero deixar claro, tudo tem que ser feito privilegiando a vida humana", afirmou.

O governador disse que a "curva" de casos do coronavírus em Minas Gerais é melhor do que do resto do país. O estado tem 614 casos confirmados e 14 mortes.

"E a curva de Minas Gerais, tanto de óbitos como de casos de coronavírus, ela tem se comportado de forma muito melhor do que outros estados. Então posso dizer que Minas tem feito a missão de forma adequada", declarou o governador.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!