Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala sobre crise do novo coronavírus
Agência Brasil
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fala sobre crise do novo coronavírus


Nesta terça-feira, 7, o ex-presidente Lula (PT) participou de uma transmissão ao vivo na internet com o deputado federal e ex-ministro da Saúde, Wellington Dias, e o deputado federal Paulo Pimenta. Sua fala se voltou aos banqueiros e setores da indústria para pedir por mais ações no combate ao novo coronavírus . Ele ainda aproveitou para alfinetar Jair Bolsonaro (sem partido) e afirmou que atual presidente tem “inveja” de posicionamento de ministros e governadores diante da pandemia.

Para a indústria, Lula se voltou especificamente às Forças Armadas e às indústrias automobilística e têxtil e pediu para que os equipamentos de proteção necessários sejam produzidos rapidamente para o país e para serem exportados. Assim, segundo ele, a economia poderia ser recuperada. "Eu acho uma vergonha que esse país que já foi a sexta economia do mundo não tenha feito ainda uma política de reconversão industrial para produzir tudo o que a gente pode fazer”, afirmou. “Mas o Brasil não faz e a gente fica chorando 'porque a China não sei o quê'", se referiu em relação aos problemas de materiais importados da Ásia.

Leia também: Ministério da Saúde não sabe quantos testes da Covid-19 foram feitos

Aos banqueiros e empresários, o ex-presidente soltou diversos questionamentos em relação aos “que ganharam dinheiro a vida inteira neste país”. Segundo Lula, a estratégia da categoria é de aplicar R$1,3 trilhão em bancos para enriquecerem e “não emprestar para ninguém”. “A prioridade deveria ser garantir que os mais pobres pudessem pelo menos comprar uma cesta básica", disse.

Você viu?

O terceiro alvo da fala do ex-presidente foi Jair Bolsonaro, a quem descreveu como “um presidente da República que tem inveja de todo mundo que faz as coisas melhor do que ele porque ele não está preocupado em fazer nada de bem”. Segundo Lula, a preocupação real do presidente é a de “fazer fake news”.

Leia também: Senado aproveita projeto para microempresas

O presidente ainda traça um paralelo entre Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que mudou sua postura ao ver a Covid-19 avançando pelo país norte-americano. "Eu não sei como ele ainda não fez um discurso dizendo 'agora que o Tio Trump assumiu o coronavírus eu também vou assumir' e colocar dinheiro no mercado”, afirmou.

Leia também: Pedidos para investigar Bolsonaro por atos contra isolamento são arquivados

Lula comparou as atitudes de ambos com a que foi adotada por Franklin Roosevelt durante a Segunda Guerra Mundial. “Você acha que o presidente Roosevelt quando resolveu entrar na segunda guerra ficou discutindo a situação econômica na normalidade? Não. Ele tinha que fazer avião, fazer tanque... E fez", disse.

A economia também foi outro setor comentado na live, ao que Lula afirmou não ser o momento de falar de dívida, mas de salvar vidas e investir, como tem sido feito nos Estados Unidos, Alemanha e França. O ministro Paulo Guedes foi citado por se manter falando de reformas. “Eu não sei como ele não disse ainda que só as reformas podem salvar o Brasil do coronavírus, ou vender a Petrobrás, a Caixa, o Banco do Brasil, o diabo... Quando fica claro que somente um estado forte, com poder de decisão, com coragem e decisões políticas, pode resolver o problema", disse.

    Leia tudo sobre: lula

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!