Ministro da Educação Abraham Weintraub
Marcos Corrêa/PR
Ministro da Educação Abraham Weintraub

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta quinta-feira um pedido de impeachment contra o ministro da Educação, Abraham Weintraub . Os autores são 19 parlamentares de oposição – entre eles, os deputados Maria do Rosário, Perpétua Almeida, Tabata Amaral, Alexandre Frota e Marcelo Calero. Eles defendiam a abertura de processo por crime de responsabilidade e a retirada do titular da pasta do cargo.

Lewandowski seguiu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) segundo o qual parlamentares não têm legitimidade para apresentar esse tipo de ação perante o STF. O ministro explicou que essa atribuição seria do Ministério Público. "Verifico que não é possível estender aos cidadãos a possibilidade de deflagrar, perante esta Suprema Corte, o processo de impeachment contra Ministros de Estado (por crime autônomo de responsabilidade)", escreveu na decisão.

Segundo a petição dos parlamentares, o Ministério da Educação (MEC) se omitiu porque não fez uso de R$ 1 bilhão resgatados pela Operação Lava-Jato e destinados à pasta. Citaram ainda os erros nas notas dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médico (Enem) em 2019. Também segundo os autores do pedido, Weintraub estaria sendo ineficiente nas políticas de alfabetização.

Leia também: Ministro da Educação fala em "limpar aos poucos" livros de história

Um relatório de uma comissão formada pela Câmara para acompanhar os trabalhos do MEC mostrou que não foi apresentado "um programa nacional de definição de soluções didáticas e pedagógicas para alfabetização, conforme alardeado pela alta gestão, deixando gestores municipais e estaduais sem direcionamentos mínimos de implementação de política de alfabetização".

A petição ainda menciona declarações públicas de Weintraub, que seriam incompatíveis com a dignidade, honra e decoro do cargo que ocupa. Um dos exemplos citados é uma mensagem no Twitter chamando a mãe de um internauta de "égua sarnenta e desdentada".

    Leia tudo sobre: impeachment

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!