Abertura de inqúerito foi pedida por Moro há três meses
Isac Nóbrega/PR
Abertura de inqúerito foi pedida por Moro há três meses

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro , pediu à Polícia Federal (PF) a abertura de um inquérito para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com base num enquadramento na Lei de Segurança Nacional. A lei e os instrumentos legais que antecederam a lei foram usados pela ditadura militar para enquadrar e perseguir opositores, entre 1964 e 1985.

A PF ouviu Lula na manhã desta quarta-feira (19), três meses depois do pedido feito por Moro. O depoimento foi colhido por um delegado da PF. A base da acusação é uma afirmação do ex-presidente que sugere que o presidente Jair Bolsonaro seja um "miliciano".

A informação sobre o pedido feito por Moro, sobre a instauração do inquérito e sobre o depoimento do ex-presidente foi repassada por deputados federais do PT que acompanharam Lula na Justiça Federal em Brasília, pela tarde. O petista prestou depoimento em outro processo, que o acusa de ter recebido propina em troca da tramitação de uma medida provisória favorável ao setor automobilístico, dentro da chamada Operação Zelotes. Lula é réu nesse processo e negou as acusações.

Leia também: "Não podia vir aqui para discutir Bolsonaro", diz Lula após encontro com Papa

Antes, pela manhã, Lula prestou depoimento no procedimento solicitado por Moro, com base na Lei de Segurança Nacional. Coube aos deputados Gleisi Hoffmann (PT-PR) e Paulo Pimenta (PT-RS) repassarem à imprensa a informação sobre o procedimento instaurado com base na Lei de Segurança Nacional.

O ministro da Justiça, que, quando juiz federal, condenou Lula à prisão no processo referente ao tríplex no Guarujá, encaminhou uma representação à PF pedindo a abertura do inquérito.

Você viu?

No pedido, ele sugeriu o enquadramento em dois crimes: crime contra a honra, previsto no Código Penal, e crime de calúnia ou difamação do presidente da República, "imputando-lhe fato definido como crime ou fato ofensivo à reputação". Este último crime está previsto no artigo 26 da Lei de Segurança Nacional, e prevê pena de prisão de um a quatro anos.

Leia também: Lula sinaliza apoio a Freixo e quer Haddad viajando pelo Brasil

A fala que originou o pedido de Moro e a abertura de inquérito ocorreu num encontro entre Lula e o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), em novembro do ano passado. O movimento divulgou um vídeo da fala do ex-presidente.

"A direita está tentando destruir tudo que fizemos. Aqui no Brasil nós vamos ter de levantar a cabeça e lutar. Não é possível que um país do tamanho do Brasil tenha o desprazer de ter no governo um miliciano responsável direto pela violência contra o povo pobre, responsáveis pela morte da Marielle, responsável pelo impeachment da Dilma, responsáveis por mentirem a meu respeito", disse Lula no vídeo.

Os parlamentares petistas criticaram a iniciativa de Moro. O depoimento à PF durou cinco minutos, segundo eles.

"Lula fazia uma avaliação política. Foi absurda a audiência de hoje, é absurdo Moro usar a Lei de Segurança Nacional. No depoimento, Lula questionou por que Moro nada fez quando o filho do presidente disse que poderia fechar o STF com um cabo e um soldado (fala dita pelo deputado Eduardo Bolsonaro). E Moro vai utilizar essa mesma lei contra general Heleno (ministro do Gabinete de Segurança Institucional, GSI), que hoje fez ofensas ao Congresso Nacional, dizendo que colocaria o povo contra o Congresso?", questionou Gleisi.

    Leia tudo sobre: Lula

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!