Tamanho do texto

Nesta semana, Jair Bolsonaro pediu que a população brasileira boicote a Folha de S.Paulo e a excluiu de um edital federal

Bolsonaro sugeriu boicote ao jornal Folha de S.Paulo arrow-options
Alan Santos/PR
Bolsonaro sugeriu boicote ao jornal Folha de S.Paulo

Um dia após Jair Bolsonaro sugerir que a população boicote o jornal, a Folha de S.Paulo publica um editorial dirigindo palavras duras ao presidente, o classificando como uma pessoa que "combina leviandade e autoritarismo".

Leia também: Bolsonaro aposta na tática do “bateu, levou” para tentar impor suas vontades

— Eu não quero ler a "Folha" mais. E ponto final. E nenhum ministro meu. Recomendo a todos do Brasil que não comprem o jornal " Folha de S.Paulo " — afirmou Bolsonaro na última sexta-feira (29). Na quinta o presidente já havia deixado a publicação de fora de um edital federal.

Em seu editorial , o jornal afirma que encara a tarefa de lidar com Bolsonaro, a quem chama de "presidente fantasiado de imperador", com um misto de lamento e otimismo.

"Lamento pelo amesquinhamento dos valores da República que esse ocupante circunstancial da Presidência patrocina. Otimismo pela convicção de que o futuro do Brasil é maior do que a figura que neste momento o governa".

A publicação pede ainda que as instituições da República freiem o presidente para a democracia do país continue a existir.

Leia também: Bolsonaro acusa DiCaprio de pagar ONGs para "tacar fogo" na Amazônia

"Será preciso então que as regras do Estado democrático de Direito lhe sejam impingidas de fora para dentro, como os limites que se dão a uma criança. Porque ele não se contém, terá de ser contido —pelas instituições da República, pelo sistema de freios e contrapesos que, até agora, tem funcionado na jovem democracia brasileira".