Tamanho do texto

Deputado teria utilizado verba pública para comprar passagens para o Ceará

Tiririca arrow-options
Nilson Bastian/ Câmara dos Deputados 17.04.2016
Tiririca é suspeito de usar verba pública para realizar viagens particulares.

O deputado Francisco Everardo Tiririca Oliveira Silva, o Tiririca (PL-SP), está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por supostamente ter utilizado verba pública para realizar viagens particulares. As informações são da Revista Veja

Leia também: Zambelli acusa Major Olímpio de traição e de querer "calar" parlamentares

O MPF instaurou a investigação no último dia 18, com a suspeita de que Tiririca teria utilizado dinheiro público para comprar passagens áereas para o Ceará. Somente em 2019, o gabinete do deputado gastou R$ 70 mil em passagens de Brasília para Fortaleza. 

O inquérito apura se essas viagens teriam sido para cumprir agenda parlamentar ou se foram utilizadas como benefício pessoal. O regimento da Câmara estabelece que a verba só pode ser usada para viagens de compromissos relacionados ao mandato ou deslocamentos para a base eleitoral do deputado. 

Leia também: Tabata critica Weintraub: "Mais preocupado em perseguir que pensar na educação"

Procurada pela revista, a assessoria deTiririca afirmou que todas as passagens foram compradas de acordo com as regras da Câmara e que o parlamentar não recebeu nenhuma notificação sobre a investigação.