O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) afirmou, nesta quinta (31), que o deputado do PSL Eduardo Bolsonaro “não passa de um Che Guevara com sinal trocado”.
Leia também: Eduardo Bolsonaro diz que “novo AI-5” pode ser resposta à esquerda radical
O pronunciamento de Kataguiri foi feita na Câmara dos Deputados, após o filho do presidente ter defendido a criação de um novo AI-5 , caso a oposição radicaliza-se.
Kataguiri declarou repúdio à fala do deputado do PSL e explicou que um conservador busca conservar instituições, como a República e Democracia. “Um conservador frente ao radicalismo age com postura”, afirmou.
O Ato Institucional nº 5 foi o responsável por fechar o congresso durante a ditadura cívico-militar. “A defesa do AI-5 é a defesa da ditadura e do golpe do estado”, disse Kataguiri.
Para ele, defender ruptura institucional, como ao criar novos Atos Institucionais, é o contrário de conservadorismo, pois romperia com essas instituições. Kataguiri também declarou que Eduardo Bolsonaro tem muitas mais semelhanças com Che Guevara do que ele gostaria de admitir.
Leia também: Ato Institucional número 5 marcou período mais duro da ditadura militar; entenda
Kataguiri também culpou os filhos do presidente pela situação ecoômica do país, afirmando que se eles ficassem quietos talvez a projeção do PIB não teria reduzido. “Que investidor vai colocar dinheiro em um país onde o filho do presidente da República diz que tudo bem fechar o parlamento?”, questiona.
Veja a fala completa de Kataguiri: