O Ministério Público Federal (MPF) pediu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) que anule a condenação a 12 anos e 1 mês do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo do sítio de Atibaia. Em parecer enviado ao tribunal, o procurador Maurício Gerum requer que seja declarada a nulidade do processo a partir das alegações finais na primeira instância.

Defesa do ex-presidente Lula alega que ação do MPF tenta
Theo Marques / FramePhoto / Agência O Globo
Defesa do ex-presidente Lula alega que ação do MPF tenta "manipular a verdade"

O procurador embasou o parecer no entendimento da maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) de que réus delatados devem apresentar suas alegações finais após os réus delatores, já que não podem responder às interpretações dos acusados que fizeram colaboração premiada. Segundo os ministros que votaram a favor dessa tese, os delatores se somam à acusação e têm interesse na condenação para justificar a eficiência de seus acordos.

Leia também: STF retoma, nesta quinta-feira, decisão sobre prisão em segunda instância

“Não há diferença substancial entre o rito observado neste processo quanto à ordem de apresentação das alegações finais e aquele considerado pelo STF como ofensivo à Constituição em dois recentes precedentes, um deles decidido pelo Plenário e com indicação de formulação de tese”, afirmou o procurador no parecer apresentado ao TRF-4.

No caso do sítio de Atibaia, durante a fase de alegações finais, réus delatores da Odebrecht apresentaram seus argumentos após os réus delatados. “Diante do exposto, requer o Ministério Público Federal seja declarada a nulidade do processo a partir das alegações finais, determinando-se a baixa dos autos para que sejam renovados os atos processuais na forma decidida pelo Supremo Tribunal Federal”, diz.

O STF, no entanto, ainda não tomou uma decisão sobre a extensão desse novo entendimento. Mesmo assim, Gebran Neto julgou necessária a discussão sobre o tema antes do prosseguimento da ação em segunda instância e marcou para o próximo dia 30 o julgamento sobre a possível anulação de uma das condenações do ex-presidente Lula na Lava-Jato .

Leia também: Prisão em segunda instância:  o que está em jogo e quem pode ser beneficiado

O MPF entende que "diante das ideias já externadas pelos Ministros a respeito da noção de prejuízo no caso analisado, não se vislumbra na futura fixação de tese proposta pelo Ministro-Presidente qualquer peculiaridade deste processo que possa trazer maiores restrições ao reconhecimento da nulidade".

“Assim, entende o Ministério Público Federal cabível a aplicação dos precedentes desenvolvidos nos Habeas Corpus 157.627 e 166.373, tanto para salvaguardar a coerência do sistema jurídico quanto para evitar futuras alegações de nulidade que certamente conduzirão a um grande prejuízo em termos processuais”, opina.

Defesa alega "manipulação"

Ação do ex-juiz Sérgio Moro motivou pedido da defesa de Lula pela nulidade total do processo do Sítio de Atibaia; MPF quer que processo volte à primeira instância
Adriana Spaca / FramePhoto / Agência O Globo
Ação do ex-juiz Sérgio Moro motivou pedido da defesa de Lula pela nulidade total do processo do Sítio de Atibaia; MPF quer que processo volte à primeira instância

Em nota divulgada ainda na noite desta quarta-feira (23), a defesa do líder petista alega ser clara a "tentativa da Lava Jato de mais uma vez manipular a verdade nos processos envolvendo o ex-presidente Lula". De acordo com o texto, a nulidade do processo já havia sido solicitada desde o dia 4 de junho deste ano, mas contemplava a totalidade da ação, dada a ação do ex-juiz Sérgio Moro em sua condução.

A decisão sobre a questão está marcada para o dia 30 de outubro, mas os advogados alegam que o movimento do MPF seria no sentido de dispensar apenas parte do processo, o que, na prática, poderia levar à possibilidade de nova condenação posterior. Confira a íntegra da nota emitida pela defesa de Lula:

"É clara a tentativa da Lava Jato de mais uma vez manipular a verdade nos processos envolvendo o ex-presidente Lula. Nas razões de apelação que apresentamos em 04/06/2019 ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, pedimos a declaração da nulidade total do processo relativo ao "Sítio de Atibaia", assim como os demais processos que foram conduzidos pelo ex-juiz Sergio Moro - diante da sua clara parcialidade, além de outros graves vícios devidamente comprovados.

Além de toda a fase probatória ter sido conduzida pelo ex-juiz Sergio Moro, demonstramos, por meio de perícia, que a sentença condenatória proferida contra Lula parte do "aproveitamento" de decisão anterior do atual Ministro de Estado (relativa ao caso do "Tríplex").

A manifestação apresentada no final do dia de hoje (23/10) pelo MPF pedindo a nulidade do processo a partir das alegações finais, na linha do que havia sido sugerido em despacho proferido no início da manhã pelo Relator do recurso, busca atenuar as consequências jurídicas decorrentes das grosseiras violações perpetradas contra Lula também nessa ação.

Buscaremos, por todas as medidas juridicamente cabíveis, que o Tribunal analise o pedido que apresentamos em 04/06/2019 visando à declaração da nulidade de todo o processo, único desfecho compatível para o caso, além do oportuno reconhecimento de que Lula não praticou qualquer crime."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!