PT busca apoio do Centrão na CPI do BNDES
Ricardo Stuckert/PR
PT busca apoio do Centrão na CPI do BNDES


Após o relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do BNDES , Altineu Cortês (PL-RJ), preparar um rol de 64 possíveis indiciados, deputados do PT articulam com o Centrão para retirar ao menos os nomes dos ex-presidentes Lula e Dilma do relatório.

A comissão que tem vários membros do Centrão , se reúne na terça-feira (15) da semana que vem para debater o parecer. O texto pede que sejam indiciados Emílio e Marcelo Odebrecht e Joesley e Wesley Batista, e que sejam rescindidos os acordos de colaboração premiada dos irmãos Batista e de Ricardo Saud, ex-diretor da J&F.

Leia também: Advogado do PT citado em conversas de líderes do PCC pode ter sigilo quebrado

"A minha posição é contra o indiciamento de Lula e Dilma, além de alguns outros possíveis indiciados que o texto do relator sugere, pela falta de materialidade", diz Carlos Chiodini (MDB-SC), membro da comissão.

O advogado da ex-presidente Dilma procurou deputados nessa semana para pedir que o nome dela não seja incluído entre os indiciados. Os deputados do PT na comissão —Jorge Solla (BA), Margarida Salomão (MG), Alencar Braga (SP) — estão procurando os partidos de centro, como PP, PL, PSD, DEM, Solidariedade e MDB, para conseguir apoio na retirada de uma parte dos nomes. O PL, no entanto, deve apoiar o relatório de Altineu Cortês, segundo o líder do partido na Câmara, Wellington Roberto (PB).

Leia também: Desejo de Lula se manter preso reascende discussão sobre benefícios do petista

Os ex-ministros da Fazenda nos governos do PT Guido Mantega e Antônio Palocci também foram citados por Côrtes. Guido Mantega por formação de quadrilha, corrupção passiva, gestão fraudulenta de instituição financeira e prevaricação financeira e Palocci pelos crimes citados acima e lavagem de dinheiro.

Também foram citados o ex-presidente do BNDES , Luciano Coutinho por formação de quadrilha, gestão fraudulenta financeira e prevaricação financeira, e o ex-vice-presidente de investimentos da Braskem e atual diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Décio Oddone, por gestão fraudulenta.

“Os membros desta Comissão consideram importante, em prol da efetividade e da assertividade de seu trabalho, deixar consignada e à disposição do escrutínio da sociedade brasileira a relação dos nomes daqueles que, à vista dos elementos colhidos pela investigação parlamentar, lhes parecem que podem ser responsáveis ou partícipes dos atos ilícitos praticados no BNDES no período de 2003 a 2015”, diz o trecho.

Após a aprovação, o relatório será enviado para o Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas da União (TCU) e para o Ministério da Economia para que “adotem as providências cabíveis no âmbito de sua competência”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!