Bolsonaro anunciou que indicaria seu filho Eduardo para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos
Jorge William / Agência O Globo
Bolsonaro anunciou que indicaria seu filho Eduardo para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos

Em meio ao cenário conturbado da votação da reforma da Previdência no Senado, o presidente Jair Bolsonaro avisou a aliados que só vai encaminhar a indicação de do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para a embaixada do Brasil em Washington após concluído o segundo turno da votação, o que deve ocorrer até o final do mês.

Leia também: Após indiciamento, MP-MG denuncia ministro do Turismo por candidaturas-laranjas

A demora para a oficialização do nome do filho, prometida inicialmente para a volta do recesso legislativo, em agosto, estimulou um burburinho nos corredores do Senado de que Bolsonaro havia desistido da escolha diante da resistência pública de alguns senadores.

Aliados do presidente, no entanto, dizem que o governo não quis misturar dois assuntos complexos — a reforma da Previdência e a indicação de  Eduardo Bolsonaro  — no mesmo período. Temia que uma empreitada contaminasse a outra e levasse à derrota em uma das frentes.

Interlocutores do presidente afirmam que o governo vai se dedicar à tentativa de aprovar Eduardo de forma prioritária após a conclusão da reforma da Previdência . Oficializado, ele será sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) e passará por votações no colegiado e no plenário.

Eduardo Bolsonaro seguiu sua peregrinação por votos nas últimas semanas. Ele tem visitado gabinetes de senadores desde agosto, preferencialmente os dos que compõem a CRE. Nos últimos dias, o deputado tem procurado também parlamentares resistentes à sua indicação para embaixador.

Leia também: Janot não estava em Brasília quando disse que pensou em matar Gilmar Mendes

Aconselhado pelo ministro da Secretaria de Governo da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, Eduardo procurou o xará, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) e se apresentou. Os dois não se conheciam.

Um dia antes da visita, Eduardo Braga havia se encontrado com o ministro Ramos nos corredores do Senado. Em meio à conversa, Ramos pediu a Eduardo Braga que considerasse a aprovação do filho do presidente, enaltecendo as características do jovem deputado. Braga alegou que não poderia opinar porque não o conhecia.

Em outra visita, no gabinete de um opositor ao governo, Eduardo exaltou seu conhecimento, mas fez uma pergunta curiosa: quis saber se, na avaliação do senador, seria melhor aproveitado como ministro das Relações Exteriores ou na embaixada de Washington .

Recentemente, Eduardo Bolsonaro procurou a presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Simone Tebet (MDB-MS). Pediu o apoio da senadora, que, apesar de já ter feito críticas à indicação, disse que vai só vai decidir seu voto após ouvi-lo na sabatina.

Leia também: Bolsonaro estaria tentando "livrar a cara" do ministro do Turismo, afirma Frota

A indicação tem sido usada como moeda de troca por alguns senadores para pressionar o Planalto pelo atendimento de suas demandas. No Planalto, interlocutores de Bolsonaro alegam que a planilha de contagem de votos já esteve melhor, mas seguem otimistas com a aprovação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!