Bolsonaro disse Lula pode ficar preso se quiser
Alan Santos/PR - 20.9.19
Bolsonaro disse Lula pode ficar preso se quiser

O presidente Jair Bolsonaro se manifestou nesta segunda-feira (30) sobre a decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de recusar a transferência para o regime semiaberto e disse que o petista tem o direito de ficar na prisão. "O cara meteu a mão e entregou amigos dele", disse Bolsonaro em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo .

Por meio de carta lida por seu advogado, Cristiano Zanin Martins , o ex-presidente disse que não aceita "barganhas" impostas pelo Estado para deixar a cadeia , onde cumpre pena por corrupção e lavagem de dinheiro.

"Não troco minha dignidade pela minha liberdade. Tudo que os procuradores devem fazer é pedir desculpa ao povo braisleiro,  à minha família", afirmou Lula, na carta lida na frente da Superintendência da Polícia Federal do Paraná.

Nesta segunda-feira (30), a juíza Carolina Lebbos, responsável pelo processo de execução da pena do ex-presidente, pediu que a Polícia Federal encaminhe uma certidão da conduta carcerária do petista. O procedimento é necessário para que a magistrada decida se irá conceder a progressão de Lula para o regime semiaberto, como pedido pelo Ministério Público Federal na última sexta-feira.

Leia também: Lula vai se casar em festa de arromba assim que deixar a prisão

Você viu?

De acordo com o MPF , Lula cumpre os requisitos para receber o benefício:

"Uma vez certificado o bom comportamento carcerário (...) requer o Ministério Público Federal que seja deferida a Luiz Inácio Lula da Silva a progressão ao regime semiaberto", escreveram os procuradores no documento.

No regime semiaberto, o preso deixa a cadeia durante o dia para trabalhar e retorna à noite para dormir.

Leia também: Caso do sítio atribuído a Lula pode retroagir em nove meses após decisão do STF

No entanto, no Paraná, a Justiça permite uma modalidade específica que só é utilizada no estado e que é chamada de “semiaberto harmonizado". Com isso, o preso pode ficar em prisão domiciliar somente naquele estado, desde que monitorado por tornozeleira eletrônica. Esse é o caso de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, que progrediu de regime no mês passado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!