Flávio Bolsonaro visitou o pai Jair no hospital após cirurgia
Reprodução/Twitter Jair Bolsonaro
Flávio Bolsonaro visitou o pai Jair no hospital após cirurgia


O presidente Jair Bolsonaro permanece em "contínua melhora de seu estado de saúde" dois dias após a realização da cirurgia que corrigiu uma hérnia incisional na região do abdômen, segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Vila Nova Star na manhã desta terça-feira (10/10). Segundo o porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, a expectativa é de que o presidente volte a exercer o cargo a partir de quinta-feira.

Leia também: Interino, Mourão diz que só tomará decisões se "ocorrer alguma emergência"

Embora não exista previsão de alta, o médico Antônio Luiz Macedo afirmou mais cedo que Bolsonaro deve permanecer no hospital até domingo . O presidente continuará com uma dieta líquida a base de água, chá, gelatina e caldo ralo, mas foi autorizado a tomar banho de chuveiro, o que ocorreu durante a manhã, quando também se barbeou.

 O planejamento da Presidência da República é que Bolsonaro só deixe o local quando já estiver autorizado a viajar para Brasília. A primeira-dama Michelle Bolsonaro e um de seus filhos, o vereador Carlos Bolsonaro, o acompanham no hospital . Na noite desta segunda-feira, Carlos voltou a causar polêmica nas redes sociais ao escrever que, por vias democráticas, as transformações "que o Brasil quer" não serão feitas na velocidade desejada.

Leia também: Eduardo Bolsonaro exibe arma ao visitar pai no hospital

"Eu desconheço que o presidente tenha tomado conhecimento (do tuíte de Carlos Bolsonaro). Acredito que o vereador tenha conversado com o presidente sobre o assunto. Mas isso não é um tema que nós queremos vocalizar porque nosso foco é a recuperação do presidente e o que é tuitado nas contas pessoais é de responsabilidade de cada uma dessas pessoas", afirmou o porta-voz.

Você viu?

O filho do presidente publicou em suas redes sociais durante a manhã uma atualização do estado de saúde de Jair Bolsonaro.

"O velho passa bem, tomou uma ducha agora pouco (sic) e a recuperação vai muito bem após mais uma cirurgia em virtude de tentativa de assassinato por ex-membro do PSOL", disse, fazendo referência ao atentado sofrido por Bolsonaro em Juiz de Fora há um ano, cometido por Adélio Bispo de Oliveira, que foi diagnosticado com transtorno psiquiátrico por médicos da Justiça Federal e que já foi filiado ao PSOL.

Leia também: Bolsonaro está sem dor e com boa evolução após cirurgia, dizem médicos

Na segunda-feira, o presidente publicou em suas redes sociais que tiraria a segunda-feira de folga mas que voltaria "ao batente" nesta terça-feira. Segundo Rêgo Barros, no entanto, não há nenhuma visita prevista. O presidente deverá fazer uma caminhada pela manhã e outra pela tarde. Segundo o diretor do hospital, Bolsonaro também está utilizando uma meia elástica, protocolo seguido em toda a internação para a prevenção contra uma trombose.

O presidente entregou o cargo provisoriamente para o vice Hamilton Mourão até quinta-feira. Na segunda-feira, Mourão passou 18 minutos no hospital. Segundo Rêgo Barros, os dois conversaram reservadamente por 15 minutos no quarto de Bolsonaro.

"Mas pela própria recomendação médica, o vice evitou expor o presidente a ter de falar pois a ingestão de ar pode dificultar sua recuperação", afirmou.

De qualquer forma, segundo o porta-voz, a previsão é de que o cargo retorne para Bolsonaro a partir de quinta-feira.

"Vamos trabalhar com fatos. Até a quinta-feira, conforme firmado em documento, o presidente em exercício é o general Mourão, mas posso lhes adiantar com muita clareza, com muita firmeza de propósito, com muita esperança, que o presidente a partir de quinta-feira estará novamente exercendo, senão na plenitude, mas estará exercendo o cargo de chefe do Executivo em condições de liderar o país. Mesmo daqui do hospital", disse o porta-voz.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!