Filha do primeiro casamento da atual primeira-dama francesa, Brigitte Macron, a advogada Tiphaine Auziére defendeu a mãe de ofensas recentes ditas pelo ministro da Economia e pelo presidente da República do Brasil. Além de repudiar o posicionamento dos líderes brasileiros, Auziére lançou a campanha #balancetonmiso, em francês, na qual pede que as pessoas “joguem fora sua misoginia”
Após o episódio em que Bolsonaro zombou da aparência da primeira-dama, o ministro Paulo Guedes voltou a comentar o assunto nesta quinta-feira e disse concordar com o presidente: “É verdade mesmo. A mulher é feia mesmo”, disse Guedes , após uma palestra em Fortaleza.
Leia mais: Bolsonaro é criticado ao zombar de primeira-dama francesa
No vídeo, publicado no Twitter da advogada, Auziére traz uma matéria sobre o assunto, na qual a manchete que reproduz a fala de Guedes e provoca: “Estamos em 2019 e dirigentes políticos têm como alvo o físico de uma mulher”.
Além de repudiar o posicionamento machista de Guedes e Bolsonaro, a filha de Brigitte Macron não deixou de fora as críticas ao próprio país, recapitulando situações em que deputadas francesas foram atacadas por serem mulheres.