Senadores recusaram proposta de texto que restringia ação do STF
Jefferson Rudy/Agência Senado
Senadores recusaram proposta de texto que restringia ação do STF

O Senado rejeitou, nesta terça-feira (3), proposta que pretendia enquadrar o Supremo, restringindo decisões individuais de ministros e impondo prazos para julgamentos. É mais uma derrota para um grupo de parlamentares que tenta articular movimento de enfrentamento ao Judiciário, pressionando, por exemplo, pela instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito sobre os Tribunais Superiores.

Leia também: Nova fase: filho de Flordelis assume ministério e retira nome da mãe da igreja

Para ser aprovada, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) precisa de pelo menos 49 votos favoráveis. Liderada pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), a PEC recebeu 38 votos a favor e 15 contrários no Senado .

A proposta havia sido aprovada em junho pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania ( CCJ ). O texto proibia magistrados de tomarem decisões individuais que suspendam leis e atos normativos.

O projeto também estipulava um prazo de seis meses para a devolução de um pedido de vista. Atualmente, há um prazo de duas semanas, que raramente é respeito. A PEC sugeria que, depois dos seis meses, o processo fosse incluído automaticamente na pauta, com preferência sobre outros projetos da mesma natureza. Além disso, o projeto determinava que o pedido de vista só pode ser concedido uma vez, de forma coletiva.

Relator da proposta, Esperidião Amin (PP-SC) a defendeu: "Em hipótese alguma, subtrai do Poder Judiciário qualquer prerrogativa. Pelo contrário, o enaltece, pelo colegiado que ele constitui, pelo fundamento constitucional da nossa democracia, que não pode depender apenas do talento isolado, individual, que existe, mas que não pode dispensar o colegiado, que constitui o poder de julgar e o poder de suportar, no sentido de apoio fundamental e essencial, a democracia".

Renan Calheiros (MDB-AL) foi o responsável por vocalizar o pensamento de quem era contrário à proposta.

"Essa proposta é um bullying institucional. Com ela, o Senado está querendo estabelecer prazos para tramitação de matérias no Supremo . A Constituição  estabelece peremptoriamente que qualquer matéria contrária à separação dos Poderes sequer pode ser apreciada em função da sua inconstitucionalidade. Além de tudo, isso é burrice. Essa matéria jamais será apreciada pela Câmara . Se for apreciada pela Câmara, obviamente, será julgada inconstitucional pelo Supremo", disse o senador.

Com o clima adverso e o número de senadores no plenário diminuindo a cada minuto, os defensores da PEC tentaram adiar sua votação. Mas o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), se negou a suspender a análise.

Leia também: Deltan Dallagnol cogitou se candidatar a senador em 2018, revelam novos diálogos

Alcolumbre tem atuado para diminuir a temperatura entre os Poderes. No primeiro semestre, por exemplo, ele engavetou a CPI dos Tribunais Superiores. Também não deu andamento a pedidos de impeachment de ministros do Supremo.

Enquanto isso, um grupo de cerca de 20 senadores, liderado por novatos na Casa, insiste no tema. Eles têm pressionado o presidente a votar projetos que mudam regras no Supremo e a dar andamento aos pedidos de impeachment.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!