Bolsonaro quer trocar diretor-geral da PF
Carolina Antunes/PR
Bolsonaro quer trocar diretor-geral da PF

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que pode substituir o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Valeixo, mas ressaltou que não pensa em fazer isso no momento. Bolsonaro reclamou da repercussão da troca do superintendente da PF do Rio de Janeiro, anunciada por ele durante uma entrevista coletiva. O presidente ressaltou que é o responsável por indicar o ocupante do cargo, e não o ministro da Justiça, Sergio Moro, a quem a PF está vinculada.

Leia também: Bolsonaro volta a acusar ONGs por queimadas na Amazônia: "Maior suspeita"

"Agora há uma onda terrível sobre superintendência. Onze foram trocados e ninguém falou nada. Sugiro o cara de um Estado para ir para lá, 'está interferindo'. Espera aí. Se eu não posso trocar o superintendente, eu vou trocar o diretor-geral. Aí é... Não se discute isso aí", disse Bolsonaro , no Palácio da Alvorada.

Na semana passada, Valeixo quase pediu demissão diante da interferência de Bolsonaro na troca de superintendentes da PF, o que irritou a cúpula do órgão. A queda-de-braço pública pelo comando da PF no Rio começou na última quinta-feira. Um delegado que acompanha o caso de perto disse ao GLOBO que o presidente pressionou a direção da PF a substituir imediatamente o delegado Ricardo Saadi, da Superintendência do Rio, por estar descontente com uma investigação.

Você viu?

Nesta quinta-feira, Bolsonaro questionou várias vezes qual seria o problema se substituísse Valeixo: "Se eu trocar hoje, qual o problema? Se eu trocar hoje, qual o problema? Está na lei. Eu que indico, e não o Sergio Moro. E ponto final. Qual o problema se eu trocar hoje ele? Me responda."

O presidente disse, contudo, que não pretende fazer nenhuma troca no governo no momento: "Se eu for trocar diretor-geral, ministro, o que for, a gente faz na hora certa. Não pretendo trocar ninguém, por enquanto está tudo bem no governo. Agora, quando há uma coisa errada, chamo, converso e tento botar na linha", afirmou, acrescentando depois: "Hoje eu não sei. Tudo pode acontecer na política."

Bolsonaro afirmou que a PF "orgulha a todos nós", mas disse que o órgão não é "independente":

"É decisão minha, a hora que eu achar correto. Se é para não ter interferência, o diretor anterior, que é o que estava lá com o Temer, tinha que ser mantido. Ou a PF agora é algo independente? A PF orgulha a todos nós, e a renovação é salutar, é saudável", disse

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!