Bancada do PT volta a se isolar como a maior da Câmara: 54 deputados
LUIS MACEDO/AGÊNCIA CÂMARA
Bancada do PT volta a se isolar como a maior da Câmara: 54 deputados


O PT se isolou como o partido com mais representantes na Câmara dos Deputados. A atividade parlamentar começou com o sigla empatada com o PSL, mas a expulsão de Alexandre Frota - já se filiou ao PSDB - o partido de Jair Bolsonaro perdeu a liderança em número de cadeiras.

Leia também: Alexandre Frota confirma filiação ao PSDB e volta a atacar Bolsonaro

O tamanho das bancadas é fundamental na atuação parlamentar. O maior partido ou bloco tem peso na escolha dos cargos mais importantes da Casa, como a presidência da Câmara e da Comissão de Constituição e Justiça. Como as mesmas já foram escolhidas, com o PSL ficando com a CCJ inclusive, cabe ao PT aguardar dois anos, quando é obrigatória a troca de cadeiras nas comissões do parlamento.

Você viu?

Até a troca nas comissões acontecer, entretanto, muitas mudanças podem acontecer nas bancadas. No ano que vem terá eleições municipais, o que, normalemnte, leva muitos parlamentares a trocarem de siglas em busca de candidaturas às prefeituras.

Leia também: Relembre críticas a Bolsonaro que fizeram Frota ser expulso do PSL

Líder do PT na Câmara, o deputado Paulo Pimenta é um dos maiores apoiadores da campanha "Lula Livre". Nela, os deputados do partido comparecem às sessões portando cartazes, adeisvos ou broches que fazem referência ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba por crime de corrupção e lavagem de dinheiro.

Leia também: Expulsões de deputados ferem cofres dos partidos, mas não mudam fundo partidário

Maior bancada garante mais fundo de campanha

O fundo eleitoral, ou fundo para campanhas está diretamente relacionado ao número de deputados que cada partido tem na Câmara. Este é dado a cada sigla em anos de eleições, como meio de financiar as candidaturas. Quanto mais deputados federais, maior o benefício. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!