Jair Bolsonaro
Clauber Cleber Caetano/PR
Jair Bolsonaro defendeu "transparência" nas eleições

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (12), em uma transmissão ao vivo em rede social, que pretende enviar "logo" ao Congresso um projeto de lei para que seja implantado o voto impresso nas eleições. O presidente afirmou que o voto é importante e defendeu "transparência". Para ele, o eleitor deve ter a comprovação em quem votou.

Leia também: Governo libera R$ 1,7 bilhão em emendas parlamentares por reforma da Previdência

"Vou pressionar minha assessoria para gente apresentar logo ao Parlamento o projeto de lei do voto impresso", destacou o presidente. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no ano passado suspender um trecho da minirreforma eleitoral, aprovada pelo Congresso Nacional em 2015, que determinava a instalação do voto impresso nas eleições. Ainda não há definição se o voto impresso vai valer para futuros pleitos.

"Foi derrubado no ano passado (pelo STF) na reta final o voto impresso que era de autoria minha. No meu entender, não justificou, da minha parte, as críticas e a derrubada do projeto levando-se em conta que eu estava colocando em risco a segurança e a inviolabilidade do sistema com o voto impresso", disse Bolsonaro. 

"Isso daí foi debatido no Supremo Tribunal Federal, nós perdemos. Agora nós temos que ter o voto impresso, sim, para que tenhamos a certeza se você votou no João ou na Maria, por ocasião de prefeito, vereador, aquele voto vai ser contado para aquela pessoa. Nós queremos é transparência. E o voto é importante. Eu não tenho um projeto de poder, como a gente sabe que o outro partido lá atrás tinha. E o poder era baseado no que? Mentira e assalto ao bem público", completou. 

Leia também: "Parece até que não gosta de mim", brinca Maia após ligação inédita de Bolsonaro

De acordo com a minirreforma eleitoral, aprovada em 2015,  todos os votos dados na urna eletrônica deveriam ser impressos. Antes da impressão cair numa urna convencional, o eleitor poderia conferir se as informações do papel batem com as da tela. Em nenhum momento o eleitor teria contato manual com o voto impresso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!