Davi Alcolumbre não conseguiu acordo para votar projeto que obriga preso a pagar por despesas na cadeia
Moreira Mariz/Agência Senado
Davi Alcolumbre não conseguiu acordo para votar projeto que obriga preso a pagar por despesas na cadeia


O Senado adiou nesta terça-feira (2) a votação de um projeto que obriga preso a pagar por suas despesas na prisão, mesmo que precisem trabalhar. A proposta, que estava na pauta, começou a ser discutida no plenário, mas não houve acordo. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que a votação ocorrerá na próxima terça-feira (9). 

A relatora, Soraya Thronicke (PSL-MS), concordou com o adiamento do projeto de pagamento de despesas do preso , mas lembrou que essa é a segunda vez que a análise do projeto é adiada. Em maio, a proposta chegou a ser pautada no plenário, mas houve um acordo para que ela passasse pela Comissão de Direitos Humanos (CDH), onde foi aprovada, mas com alterações.

Leia também: "Acho que o preso tem que ser obrigado a trabalhar", diz Bolsonaro

"Só quero lembrar que ele veio para o plenário, eu relatei em plenário e pediram para ir para a CDH. Fiquei mais de um mês, com audiência pública, construímos um entendimento". 

Você viu?

O projeto altera a altera a Lei de Execução Penal, acrescentando a obrigatoriedade de o preso ressarcir o Estado pelos gastos com a sua "manutenção no estabelecimento prisional".

Leia também: Preso, ex-presidente da Alerj estuda a 5ª série do fundamental para reduzir pena

 Caso o preso tenha condição financeira de pagar suas despesas e não o faça, o valor será convertido em dívida, com a mesma legislação relativa à cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública. Se o preso não tiver recursos próprios para realizar o ressarcimento, terá que trabalhar, nos termos da legislação atual sobre o tema, com um desconto de um quarto da remuneração recebida.

Leia também: Projeto que obriga preso a pagar despesa é irregular por prever trabalho forçado

Já no caso de o  preso , mesmo com o trabalho, não ter condições de ressarcir, a dívida será suspensa por cinco anos. Se a situação financeira não mudar depois desse prazo, a dívida será extinta. Esse foi um dos pontos que gerou polêmica entre os senadores. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!