Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar o mérito da questão nesta quarta-feira
Nelson Jr./SCO/STF - 12.6.19
Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar o mérito da questão nesta quarta-feira

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve votar, nesta quarta-feira (26), a constitucionalidade de artigos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Entre os trechos que foram questionados, está o artigo 23 da lei, que permite a redução da carga horária e dos salários de servidores, caso os estados ultrapassem o limite de gastos permitido com a folha de pagamento. A norma está suspensa por liminar. O atual relator desse processo é o ministro Alexandre de Morais.

Leia também: Revogação de decreto das armas é vista como "desprezo institucional" e "deboche"

A votação no STF estava prevista para o último dia 6 de junho, mas a sessão estourou o tempo previsto para a análise da pauta do dia. Com isso, foi necessário fixar uma nova data.

Na última sessão realizada sobre o tema, em fevereiro, a Advocacia Geral da União ( AGU ) foi favorável à redução dos vencimentos dos servidores. A Procuradoria-Geral da República ( PGR ) defendeu a LRF, mas pediu a inconstitucionalidade do corte nos salários.

O artigo 23 da LRF prevê que, se os estados comprometerem mais de 60% de suas receitas com despesas de pessoal, podem reduzir a jornada de trabalho de funcionários públicos e cortar salários, proporcionalmente.

Este e outros trechos da lei foram contestados por ações de diversos órgãos públicos e estão suspensos desde 2007 por decisão liminar.

A LRF entrou em vigor em 2000 e determina que os estados não podem exceder o limite de 60% da relação entre despesa com pessoal e a receita disponível para gastos.

Leia também: Relação com pastor, remédio na comida e 10h de duração: Flordelis depõe no Rio

Há ainda um limite de alerta, de 44%. Mas muitos estados burlam essas regras adotando metodologias diferentes para contabilizar despesas com pessoal, com o aval dos tribunais de contas estaduais. Alguns estados, por exemplo, não colocam gastos com pensionistas nessa rubrica.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!