O juiz Leonardo Cajueiro da 2ª Vara Criminal de Campos determinou, nesta sexta-feira, o bloqueio de R$ 18.047.277 dos ex-governadores do Rio AnthonyGarotinho e a mulher, Rosinha Matheus. O magistrado também determinou medidas cautelares a Garotinho que fica proibido de ir ao município de Campos.
Leia também: Cinco governadores do Rio de Janeiro foram presos nos últimos três anos
Garotinho e Rosinha viraram réus em ação penal sobre esquema de compra de votos na eleição municipal de 2016, em Campos, por meio do programa social Cheque Cidadão.
Segundo a denúncia do Ministério Público, o valor corresponde ao total que teria sido desviado da Prefeitura de Campos pelo esquema. Garotinho, que na época era secretário de Governo da então prefeita Rosinha, é acusado de crimes de supressão de documento (18.834 vezes), peculato (82.248 vezes) e crime de responsabilidade de prefeito, este último em coautoria com a mulher.
Leia também: Pezão é o quarto governador eleito do Rio a ser preso; relembre os demais casos
Ao receber a denúncia, o juiz indeferiu o pedido de prisão preventiva dos réus, mas fixou uma série de medidas cautelares para serem cumpridas por Garotinho. Além da proibição de ir a Campos, o magistrado determinou a proibição de acessar escritórios de representação do município em quaisquer componentes da federação, proibição de manter contato com testemunhas do processo, recolhimento domiciliar noturno, monitoramento eletrônico e suspensão do exercício de função pública.