Deputados aprovam reforma administrativa de Bolsonaro e governo segue com apenas 22 ministérios
Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Deputados aprovam reforma administrativa de Bolsonaro e governo segue com apenas 22 ministérios


A Câmara dos Deputados proibiu o uso do termo "centrão" para caracterizar os partidos de centro em seus veículos. A expressão não poderá mais ser usada na rádio, TV e agência da Secretaria de Comunicação Social da Câmara (Secom). A orientação editorial foi encaminhada, nesta quarta-feira, e usa como justificativo um trecho do manuel de redação do órgão que diz que "não devem ser empregadas expressões pejorativas ou que incorporem juízos de valor". 

Leia também: Afinal, o que é o "Centrão" e por que ele é decisivo na reforma da previdência? 

A Câmara diz que a orientação contra o uso de " centrão " encontra respaldo nas determinações contidas no capítulo que trata de “Estilo” do manual. No trecho que trata de “Apelidos”, o manual diz que:

Você viu?

"A matéria-prima com que os veículos da Secom trabalham é a atividade legislativa da Casa e dos parlamentares que nela têm assento, sem adjetivos, sem termos que incorporem posições preconcebidas. Não devem ser empregadas expressões pejorativas ou que incorporem juízos de valor. (...) Igualmente, devem ser evitados, sempre que possível, nomes que simplifiquem de forma imprecisa uma proposta ou um grupo de parlamentares".

Leia também: Líderes avaliam que atos pró-governo Bolsonaro não mudam pauta da Câmara

Centrão virou 'palavrão'

No domingo, dia de atos pró-governo, o presidente Jair Bolsonaro disse que ficou claro, nas manifestações, que o centrão às vezes atrapalha mais do que ajuda e que a palavra "centrão", que caracteriza parlamentares de siglas como PRB, MDB, PP e DEM virou um "palavrão". Bolsonaro disse ter ouvido de parlamentares paranaenses que esse rótulo está "pegando mal".

Leia também: Bolsonaro inicia busca por trégua após inflamar manifestações contra o centrão

"Estive no Paraná esses dias com um grupo de parlamentares ali que estavam nos partidos do centrão e eles me falaram: 'olha, este rótulo não está pegando bem para nós, né? Meu voto é independente.' E assim é grande parte desses parlamentares. Ou seja, virou um palavrão", disse Bolsonaro. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!