Manifestantes que participaram neste domingo (26) do ato popular em apoio ao governo de Jair Bolsonaro (PSL) em Curitiba arrancaram uma faixa com os dizeres "Em defesa da Educação". A mensagem estava exposta em frente ao prédio da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A atitude provocou frisson entre os participantes da manifestação, que aplaudiram e incentivaram aqueles que estavam derrubando a faixa. "Vamos retirar essa faixa, porque prédio público não pode ser usado de forma ideológica. É Brasil. Nós estamos aqui buscando um Brasil melhor. Não vamos permitir mais isso", explicou, em vídeo
, um dos organizadores do protesto na capital paranaense.
Leia também: Acompanhe ao vivo as manifestações em todo o País
As imagens da ação em frente ao prédido da UFPR rapidamente viralizaram na internet, onde opositores do governo condenaram a ação.
O vídeo foi compartilhado pela deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional do Partido dos Trabalhadores. "Mostram para que foram às ruas", atacou a petista.
O perfil oficial da UFPR no Twitter também endossou críticas ao ato, compartilhando mensagem de um internauta com o comentário "Inacreditável".
A faixa com a mensagem " Em defesa da Educação " cobria parte de prédio histórico da universidade desde as primeiras semanas deste mês, quando o Ministério da Educação anunciou que haveria bloqueio de 30% nas verbas de custeio para universidades federais e institutos de ensino superior. Reitores de diversas instituições protestaram contra a medida , que também motivou uma série de manifestações populares em todo o Brasil.
Assista ao momento em que a faixa é retirada da UFPR: