Ministro Ernesto Araújo acredita que é
Marcos Corrêa/PR - 3.5.2019
Ministro Ernesto Araújo acredita que é "sempre bom ter uma relação política com base em ideias compartilhadas"

Em Paris para o encontro anual da  Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, elogiou a onda nacionalista na região, em meio as eleições no Parlamento Europeu, que começam nesta quinta-feira, e disse se tratar de um "movimento natural de recuperação de identidades". 

“Nós temos várias visões em comum com essa grande onda nacionalista, tanto na Europa quanto em outras partes. Achamos que é um movimento natural das sociedades querendo recuperar sua identidade, a valorização de sua cultura”, disse Araújo .

Leia também: Diplomacia não significa ficar "em cima do muro", diz Ernesto Araújo

Na expectativa de um aumento de forças políticas da direita nacionalista, o ministro acredita que é "sempre bom ter uma relação política com base em ideias compartilhadas", o que tornaria mais fácil a relação econômica.

“Não é questão de torcer, mas isso é natural em várias partes do mundo. O Brasil é visto, na Europa, como uma parte dessa tendência. Se houver realmente uma confirmação disso, será algo que talvez facilite vários aspectos da nossa relação com os países europeus, que já é excelente em todas as áreas. Mas se você tem uma certa base de visão de mundo, isso te permite começar a pensar em determinadas iniciativas que antes você não pensava.”

Nesta quinta-feira, a OCDE retomou as negociações entre Estados Unidos e europeus para a adesão de novos países-membros à entidade, entre os quais o Brasil. O encontro anual da organização, com sede na capital francesa, foi marcado pela manifestação oficial do apoio americano à candidatura brasileira, que já havia sido prometido por Donald Trump a Jair Bolsonaro, em março. O cronograma e o formato das adesões, no entanto, permanece em aberto, dependendo do sucesso de um consenso em futuras discussões.

Leia também: "Parceria com a Alemanha é fundamental para o Brasil", diz Ernesto Araújo

Para Araújo , a confirmação do apoio americano foi, "em termos práticos", o principal avanço no fórum anual da OCDE. “Isso foi extremamente relevante e talvez era a principal peça que faltava para que possamos no mais breve prazo começar o processo de adesão. E junto com isso houve o sentimento que recolhemos aqui nestes dois dias de reunião de que é uma coisa natural. Já começa a contar como o início do processo de adesão do Brasil.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!