Joice Hasselmann é líder do governo no Congresso Nacional
Najara Araújo/Câmara dos Deputados
Joice Hasselmann é líder do governo no Congresso Nacional

As deputadas Joice Hasselmann e Carla Zambelli, eleitas pelo PSL de São Paulo, travaram a mais recente briga pública sobre os bastidores do partido durante uma troca de acusações por meio do Twitter na noite desta sexta-feira (17). Carla utilizou a rede social para cobrar Joice, líder do governo no Congresso, por faltar com empenho na defesa dos interesses do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Justiça, Sergio Moro, durante as discussões sobre a medida provisória que o Planalto luta para aprovar junto aos parlamentares para garantir o redesenho dos ministérios. 

Leia também: Bolsonaro anistia partidos que não investiram mínimo exigido em candidatas

"O presidente disse hoje que a mudança na forma de governar não agrada aqueles grupos que no passado se beneficiavam das relações pouco republicanas. A  medida provisória 870 sofreu grave ataque na comissão e pergunto: a líder Joice Halssemann não fala nada disso em suas redes sociais por que?", escreveu Carla em referência ao texto enviado na sexta-feira por Bolsonaro a contatos pessoais, mensagem que classifica o país como "ingovernável fora de conchavos".

Na série de cinco mensagens publicadas por Carla Zambelli no início da discussão, a parlamentar afirmou que a responsável pela liderança orientou os parlamentares a votarem de acordo com o relatório aprovado na comissão especial que discutiu o tema. O parecer inclui derrotas para o governo, como a transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) da pasta de Moro para a Economia ; a volta da Funai para as atribuições do Ministério da Justiça e a recriação de dois ministérios . As alterações ainda devem ser aprovadas pelo plenário.

"Por que Joice Hasselmann finge não haver um elefante na sala? Porque não defende o Coaf com Sergio Moro? É responsabilidade da líder do governo no Congresso trabalhar as Medidas Provisórias na comissão especial, onde sofreu alterações", declarou Carla, que afirmou ainda ter procurado Joice em particular antes de tornar a discussão pública.

Leia também: Apoiadores de Bolsonaro organizam manifestação pró-governo para o dia 26

Você viu?

Pré-campanha

Ao responder os ataques de Carla, Joice escreveu que a colega de partido não é inteligente e "desconhece matemática básica". Ela garantiu que é movida pelas próprias preocupações com o país e não com "curtidas em tuítes ou lives", prioridade que ela insinuou mover as ações da interlocutora.

"Ao contrário de você, penso no bem do país e do governo Jair Bolsonaro . Porque eu sei fazer conta, conheço matemática básica e logo sei que sem a maioria não se aprova nada. Eu estou preocupada com o país e não com curtidas em tuítes ou lives. Porque eu sou inteligente, já você...", escreveu a líder do governo no Congresso.

Na tréplica, Carla questionou o suposto alinhamento de Joice com o centrão (que configuraria um casamento) e afirmou que a líder está em campanha antecipada para as eleições de 2022. Embora não tenha mencionado que essa corrida seria pela presidência da República, Carla afirmou que Bolsonaro deveria prestar atenção no comportamento da líder.

"Inteligente = casamento com o centrão? Bom, não sou eu quem está em tour nacional de pré-campanha (para) 2022. Jair Bolsonaro que abra o olho com você, Joice Halssemann", defendeu-se Carla, em comentário com menção direta à conta oficial do presidente.

Viajando pelo país numa ação que ela chama de "Caravana da Previdência" (com a intenção de angariar apoio popular à reforma prioritária do governo), Joice negou inteções eleitoreiras e devolveu o ataque:

Leia também: Bolsonaro compartilha texto que chama Brasil de 'ingovernável'

"(Você) é aquela que ninguém do PSL queria. Que eu tive que filiar e que me arrependo profundamente. Filiei, dei meus votos e agora vejo meu erro em apostar em uma farsa", escreveu Joice Hasselmann .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!