Segundo Dodge, decisão é um retrocesso no combate a crimes, principalmente, de corrupção
Leonardo Prado/Secom/PGR/Flickr
Segundo Dodge, decisão é um retrocesso no combate a crimes, principalmente, de corrupção

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, disse nesta quinta-feira (9) que é preocupante a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que  validou o decreto de indulto natalino editado pelo então presidente Michel Temer em 2017.

Leia também: STF deve dar a Bolsonaro o direito de não conceder indulto a presos; entenda

Segundo Raquel Dodge , a decisão é um retrocesso no combate a crimes, principalmente, corrupção. Segundo a procuradora, as regras do decreto reduzem em 80% o tempo de cumprimento de penas. “Sem justificativa minimamente razoável, amplia desproporcionalmente os benefícios e cria um cenário de impunidade no país”, disse a procuradora, por meio de nota.

O STF derrubou nesta quinta -feira a decisão individual do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu o indulto. Pelo entendimento da maioria, o indulto está previsto na Constituição e cabe exclusivamente ao presidente da República assiná-lo com as regras que bem entender, sem interferência do Judiciário.

Em março de 2018, Barroso entendeu que texto inovou e previu a possibilidade de indulto para condenados que cumpriram um quinto da pena, incluindo crimes de corrupção e correlatos, além de indultar penas de multa.

Para Barroso, o indulto só poderia ser aplicado após o cumprimento de um ter ço da condenação. Condenados pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa com penas superiores a oito anos de prisão também não poderiam ser beneficiados.

Leia também: Bolsonaro concede indulto humanitário a presos com doenças graves

Em dezembro de 2017, durante o recesso de fim de ano, a então presidente do STF , ministra Cármen Lúcia, atendeu a um pedido da Procuradoria Geral da República e suspendeu o decreto. Em seguida, Roberto Barroso restabeleceu parte do texto, mas retirando a possibilidade de benefícios para condenados por crimes de corrupção, como apenados na Operação Lava Jato.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!