O presidente do Coaf, Roberto Leonel, defendeu a autonomia do órgão
Reprodução/TV Globo
O presidente do Coaf, Roberto Leonel, defendeu a autonomia do órgão

Em meio a disputa sobre a permanência ou não do Coaf no Ministério da Justiça, comandado por Sérgio Moro, o presidente do órgão, Roberto Leonel, defendeu a "autonomia operacional" do Conselho, o que, para ele, não mudaria mesmo com a transferência para o Ministério da Economia, como defendem parlamentares. Em entrevista à rádio CBN na manhã nesta quinta-feira, Leonel disse ainda que o órgão pretente se fortalecer neste ano, o que inclui  aumentar a equipe de trabalho até dezembro, contratando cientistas de dados e analistas financeiros. 

Leia também: Centrão e oposição trocam membros para tirar Coaf de Moro; votação é suspensa

"Seja no Ministério da Justiça ou no da Economia, o modelo de trabalho sempre será o mesmo. O arcabouço legal que determina a atividade do Coaf nunca mudou", afirmou ou presidente. Ele também  explicou que atualmente, o órgão conta com maior atenção de Sergio Moro . "O que temos hoje é maior proximidade com o ministro, maior atenção de gabinetes e secretarias e comunicação com órgãos de investigação, como Ministério Público e própria Polícia Federal. Temos autonomia operacional, isso não deve mudar", disse.

Durante a entrevista, Roberto Leonel disse ainda que, apesar de estar a frente do Coaf por apenas quatro meses, "nunca ouve interferência política" no Conselho. Ele reconheceu que o trabalho do órgão pode atringir a classe política, mas reforça que osso seria apenas resultado do trabalho técnico já realizado pelo Conselho.

Você viu?

Leia também:  Moro diz que Coaf sofria "descuido" no Ministério da Fazenda

"Nosso trabalho é técnico e impessoal. Recebemos cerca de 14 a 15 mil comunicações de atividades suspeitas de instuições que já são obrigadas por lei a fazer isso. O nosso trabalho pode atingir grupos e pessoas que podem se sentir prejudicados, porém, muitas vezes, até mesmo por desinformação, muitos comentam informações sobre o trabalho do Coaf que não correspondem com a realidade como a questão do sigilo bancário ou fiscal" defendeu.

O presidente aproveitou para esclarecer equívocos sobre a atividade do Conselho, como questões sobre investigação e sigilos bancários e fiscais.

Leia também: Bolsonaro indica que Coaf vai ficar no Ministério da Justiça, sob alçada de Moro

"É importante deixar claro que o Coaf não investiga ninguém. Nós recebemos informações, fazemos relatórios e entregamos aos órgãos que exercem a investigaçõ criminal. Não há quebra de sigilo bancário, a própria lei determina que a gente recebe as comunicações  dos entes obrigados. Existe também uma lei própria que protege o sigilo fiscal. A distribuição das informações que recebemos é aleatória, impessoal", esclareceu.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!