Sergio Moro anunciou que será criado um escritório de inteligência integrado em pontos de trânsito das fronteiras
Magalhães Jr. / Photopress / Agência O Globo
Sergio Moro anunciou que será criado um escritório de inteligência integrado em pontos de trânsito das fronteiras

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, vai apresentar até o fim deste ano um novo projeto de segurança nas fronteiras, destinado a fortalecer o combate ao tráfico de entorpecentes e armamentos. Em reunião com parlamentares do grupo de trabalho destinado a analisar e debater mudanças promovidas na legislação penal e processual penal, realizada nesta terça-feira, Moro afirmou que pretende apresentar o novo modelo a partir de um projeto já em construção.

Leia também: Moro chama fuzilamento de carro de família no Rio de "incidente"

Segundo o Sergio Moro , será criado um escritório de inteligência integrado nos principais pontos de trânsito das fronteiras. O escritório deve reunir agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e Forças Armadas, além de representantes das polícias locais. O projeto-piloto será implantado em Foz do Iguaçu, no Paraná, que faz fronteira com Ciudad del Este, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina.

O escritório de inteligência será também o responsável por articular operações conjuntas com os países vizinhos. Em março passado, ao falar na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado, Moro citou operações conjuntas com o Paraguai para erradicar plantações de maconha no território vizinho e afirmou que a cooperação Brasil-Paraguai vai incluir o aumento no intercâmbio de efetivo policial entre os dois países.

Leia também: Moro compara pacote anticrime a filmes: "Funciona lá fora, vai funcionar aqui"

"Se o projeto piloto der certo, vai ser reproduzido em outras fronteiras e poderemos potencializar o uso de recursos nessa área", disse Moro, acrescentando que o projeto não precisa, necessariamente, passar pelo Congresso, já que a maior parte das medidas são no âmbito do Executivo.

O ministro se inspirou no Fusion Center, um escritório norte-americano que integra várias forças na área de El Paso, no Texas, que faz fronteira com o México.

Leia também: Moro e Maia selam a paz em café da manhã promovido por Joice Hasselmann

Além de armas e drogas, a tríplice fronteira no Paraná é apontada como porta de entrada no Brasil de contrabandos em geral. Numa reunião com o governador do Paraná, Ratinho Junior, realizada no fim de março, Moro estabeleceu prazo de 45 dias para definir o cronograma de ação em Foz do Iguaçu .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!