Marcos Pontes falou sobre o usa da base de Alcântara por militares
Reprodução/Twitter
Marcos Pontes falou sobre o usa da base de Alcântara por militares

O ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes , defendeu nesta quarta-feira o acordo com os Estados Unidospara a utilização da Base de Alcântara (MA) e afirmou que a presença norte-americana não afetará a soberania nacional. 

Leia também: "Sempre agi dentro da legislação", diz ministro do Turismo sobre 'laranjas'

Aos membros da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, Pontes disse que a parceria com os EUA é positiva para o Brasil, já que dá uso para um "elefante branco", arrecadando dinheiro para investimentos em ciência e tecnologia. Ele afirmou também que os Estados Unidos não precisam autorizar lançamentos no centro de Alcântara , a não ser que envolva tecnologia norte-americana.

"O centro é nosso. O centro espacial de Alcântara é do brasileiro. Eu não dependo dos EUA pra dizer se eu posso lançar um equipamento que não tenha tecnologia deles", disse Marcos Pontes .

Segundo o ministro, a ideia do governo é utilizar o centro para lançar equipamentos de outros países e o acordo com os EUA é essencial nesse processo, uma vez que grande parte dos satélites possuem tecnologia norte-americana.

Durante a audiência, Marcos Pontes foi questionado por deputados da oposição sobre o futuro da população local, que inclui uma comunidade quilombola. Alguns parlamentares presentes afirmaram que era necessário uma maior interlocução entre o ministério e Alcântara.

"Votar um projeto desse sem levar em conta os quilombolas é melhor fazer uma fornalha e colocá-los no forno. Existe esse problema e ele precisa ser levado a sério", afirmou o deputado Frei Anastácio (PT-PB).

O deputado Marcio Jerry (PCdoB-MA) também defendeu uma aproximação do governo com a comunidade local e propôs um grupo de trabalho para discutir o tema com os moradores, pesquisadores e autoridades do estado.

Leia também: MP do ensino domiciliar deverá ser enviada ao Congresso até amanhã

O ministro afirmou que a população local é uma preocupação do governo. Ele acredita, inclusive, que a comunidade é uma "aliada" do projeto, já que ela vai ganhar muito com isso.

 " Alcântara é o começo de um futuro. Eu não tenho mais palavras para dizer o quanto a gente quer melhorar a situação das comunidade de lá. Não é um contra o outro", explicou. Marcos Pontes disse ainda que vai à Alcântara no próximo domingo e deve participar de um seminário promovido pelo governo do Estado para debater o tema na segunda-feira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!