Onyx Lorenzoni segue tentando articular governo com deputados e senadores
Antonio Cruz/ABr
Onyx Lorenzoni segue tentando articular governo com deputados e senadores


O ministro da Casa Civil é um dos principais articuladores do governo junto ao Congresso, Onyx Lorenzoni, negou que a aprovação da PEC do Orçamento na Câmara dos Deputados represente uma derrota para Jair Bolsonaro. Com a medida, que ainda precisa de aprovação no Senado, torna-se obrigatória a execução de emendas parlamentares ao Orçamento da União.

Leia também: Janaina Paschoal compara Bolsonaro a Dilma: “Precisa mudar a mentalidade”

“Nós não enxergamos nenhuma derrota. O que aconteceu é que quanto mais puder ser compartilhado o orçamento público com o Parlamento e o governo, melhor é para sociedade”, disse Onyx Lorenzoni .

As declarações acontecem nesta quarta-feira (27), dia que Onyx deu início à rodada de articulação política com o Congresso Nacional, para estreitar relações com os parlamentares e mediar a construção da base aliada no Senado .

Parlamentares aliados querem que o governo esteja mais presente no Congresso para buscar apoio para aprovação da reforma da Previdência, que aguarda início de tramitação na Câmara.

Você viu?

Leia também: Moro volta a minimizar atrito com Rodrigo Maia: "Absolutamente contornável" 

“Estamos fazendo um gigantesco trabalho. Para isso temos que ter canais de diálogo absolutamente abertos e permanentes”, disse Onyx. Segundo o ministro, mais de 300 parlamentares já foram recebidos no Palácio do Planalto, alguns, inclusive, pelo presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com Onyx, não houve tratativa de projetos específicos, apenas a aproximação para ouvir deputados. A principal luta do ministro é convencer os parlamentares a aprovarem o texto da reforma da Previdência, ainda que sejam exigidas mudanças.

“Não abordamos questões pontuais dentro da nova Previdência ou projetos que estão tramitando”, disse. “Estamos neste momento aprofundando o diálogo [com os parlamentares], que acontece desde a transição [de governo]”, completou.

Leia também: Maia diz que aprovação da PEC do Orçamento é vitória do governo; PSL foi a favor

Onyx Lorenzoni defendeu a aprovação da reforma da Previdência e afirmou que é normal que o Congresso faça alguns ajustes no texto inicial. “Essa nova Previdência não é um projeto do governo Bolsonaro, é um projeto de todo o país”, afirmou.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários