Jair Bolsonaro insuflou seus seguidores contra a imprensa, publicando um vídeo que distorce uma conversa com repórter
Alan Santos/PR - 26.2.19
Jair Bolsonaro insuflou seus seguidores contra a imprensa, publicando um vídeo que distorce uma conversa com repórter

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), começou a semana protagonizando uma nova polêmica por causa das suas publicações no Twitter. Depois de ter vivido dias pós-carnavelescos pautados por uma crítica feita à festa, a partir da publicação de um vídeo obsceno , Bolsonaro enfrenta, nesta segunda-feira (11), acusações de ter compartilhado um conteúdo falso na rede social. 

Ontem, o presidente publicou uma mensagem sobre uma repórter do jornal O Estado de S.Paulo , acompanhada por um vídeo, em que acusa a jornalista de ter falado que possui a "intenção de arruinar Flávio Bolsonaro e o governo". As aspas seriam em relação à cobertura jornalística a respeito das movimentações suspeitas da Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador e filho de Jair Bolsonaro

O vídeo, no entanto, é uma edição e contém fake news , ou seja, conteúdo falso. A suposta declaração da repórter, que aparece entre aspas no título do vídeo, teria sido dada, segundo “denúncia” de um jornalista francês, em uma conversa gravada. Na gravação do diálogo, porém, a jornalista não fala em momento algum sobre tal “intenção”.

Em inglês, o vídeo é composto por frases truncadas e pausadas. O próprio jornal O Estado de S. Paulo garante que apenas trechos da conversa foram selecionados para o vídeo. Segundo a jornalista, a gravação parte de uma conversa que ela teve em 23 de janeiro com uma pessoa que se apresentou como Alex MacAllister, suposto estudante interessado em fazer um estudo comparativo entre Donald Trump e Jair Bolsonaro.

Leia também: Bolsonaro repercute na web ao perguntar sobre 'golden shower'; veja respostas

Ontem, Bolsonaro insuflou seus seguidores contra a imprensa compartilhando o conteúdo falso. “Constança Rezende, do O Estado de SP  diz querer arruinar a vida de Flávio Bolsonaro e buscar o Impeachment do Presidente Jair Bolsonaro. Ela é filha de Chico Otavio, profissional do O Globo . Querem derrubar o Governo, com chantagens, desinformações e vazamentos”, escreveu ele no Twitter.

Ainda no vídeo, em determinado momento, a repórter avalia que “o caso [Queiroz] pode comprometer” e “está arruinando Bolsonaro”, mas não relaciona seu trabalho a nenhuma intenção nesse sentido.

Leia também: Bolsonaro celebra encontro com Trump: "Oportunidade de retomar laços"

Hoje, a hashtag #BolsonaroéFakeNews amanheceu no topo dos Trending Topics (TTs), os assuntos mais comentados do Twitter. Apesar disso, o presidente Jair Bolsonaro não fez hoje novos comentários sobre o assunto na rede social, limitando-se a publicar tweets a respeito do que chama de "ideologia de esquerda". Ainda ontem, ele publicou outro vídeo breve, em que criticava a imprensa, insinuando que deixar de ler notícias seria a saída contra a desinformação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!