Presidente Jair Bolsonaro foi as redes sociais para celebrar encontro marcado com Donald Trump
Marcos Corrêa/PR - 7.3.19
Presidente Jair Bolsonaro foi as redes sociais para celebrar encontro marcado com Donald Trump

O presidente Jair Bolsonaro disse que o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, neste mês, “será uma grande oportunidade de retomar os fortes laços” entre os dois países.

Leia também: Casa Branca confirma encontro entre Trump e Bolsonaro para dia 19 de março

Em sua conta pessoal no Twitter, Bolsonaro confirmou que, no próximo dia 19, embarca para os Estados Unidos, onde terá entre outros compromissos o encontro com Trump. “[Será] Uma grande oportunidade de retomar os fortes laços entre nossas nações na busca de um ocidente com liberdade e prosperidade. Temos muito a somar!”, escreveu o presidente brasileiro.

Segundo a Casa Branca, entre os temas que poderão ser discutidos no encontro destacam-se a cooperação na área da defesa, políticas comerciais, combate ao crime transnacional e a crise na Venezuela.

Bolsonaro e Trump  devem conversar sobre os esforços para fornecer ajuda humanitária à Venezuela. Brasil, Estados Unidos e Colômbia lideraram o movimento de doações para os venezuelanos a partir da cidade colombiana de Cúcuta e da brasileira Boa Vista, capital de Roraima.

Os Estados Unidos , o Brasil e mais de 50 nações reconheceram Juan Guaidó, autodeclarado presidente da Venezuela, como legítimo. Guaidó é presidente da Assembleia Nacional da Venezuela. O impasse no país vizinho permanece, pois o presidente Nicolás Maduro diz que vai se manter no poder com apoio da China, Rússia e Turquia, do México e Uruguai.

O convite  por parte do presidente norte-americano não é recente. A primeira aproximação entre os dois se deu ainda antes da posse do brasileiro, quando o assessor de Segurança Nacional dos EUA, John Bolton, esteve no Brasil.

Desde então, Trump e  Bolsonaro  têm trocado elogios e comentários sobre alguns temas, principalmente relacionados a economia, mudança climática e o papel da China no cenário mundial, o que tem estreitado ainda mais os laços entre os dois países.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!