Neste Carnaval, ao menos dez senadores e deputados emendaram ou vão emendar o feriado fora do País, com viagens pagas com dinheiro público. As informações são do jornal O Estado de São Paulo .
Leia também: Nova Câmara dá voz à exaltação religiosa e heterossexual e quer leis para mulher
O principal destino escolhido foi Barcelona, na Espanha. Nove parlamentares foram até a cidade, que recebeu ontem o congresso Mobile Award, um evento sobre tecnologia. Entre eles está o senador Esperidião Amin (PP) e sua esposa, a deputada federal Ângela Amin (PP).
O Congresso pagou todos os gastos da viagem do casal, incluindo os ingressos para o evento, que custam de 799 a 4.999 euros. Já a passagem do Brasil para Barcelona custa pelo menos R$ 2,5 mil.
De acordo com a assessoria do senador, ele faz parte da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional e sua participação no evento “oportuniza o aprofundamento dos debates sobre a evolução e o futuro de importante setor na conjuntura nacional e internacional”. Enquanto Ângela faz parte da Comissão de Tecnologia e Inovação da Câmara. No entanto, nenhum dos dois tem projetos relacionados ao tema.
Leia também: Visita de Guaidó ao Senado tem confusão e homem arrastado por seguranças; veja
Entre os parlamentares que foram ao evento em Barcelona também estão os senadores Vanderlan Cardoso (PP), Arolde de Oliveira (PSD) e os deputados Bilac Pinto (DEM-MG), Marcos Pereira (PRB-SP), Jefferson Campos (PSB-SP), André Figueiredo (PDT-CE) e Vitor Lippi (PSDB-SP).
Vanderlan Cardoso admite que, além de Barcelona, também vai visitar outras cidades da Europa, como Sevilha, na Espanha, e Évora, em Portugal. No entanto, ele afirma que tinha pedido que o Congresso pagasse os custos da viagem antes, mas agora vai tirar tudo do próprio bolso.
A senadora Soraya Thronicke (PSL) também resolveu viajar e vai emendar o carnaval com uma viagem para Nova York, nos Estados Unidos, para participar de um evento da Organização das Nações Unidas (ONU). A parlamentar viaja no próximo dia 8 e volta no dia 13, com todos os gastos bancados pelo Senado.
Uma reportagem da Folha de S.Paulo também mostrou, nessa quarta-feira (27), que deputados e senadores marcaram presença na sessão da Câmara e logo embarcaram para eus estados três dias antes do início do feriado.
Leia também: Bolsonaro amplia proibição a celulares durante reuniões oficiais do governo
A casa abriu o painel para registro dos presentes às 6h e a sessão começaria só às 9h. No entanto, os parlamentares marcaram presença sem participar da sessão e já estavam no aeroporto antes das 7h.