O aplicativo Poder do Voto também serve para os parlamentares conhecerem a opinião de seus eleitores
Wilson Dias/Agência Brasil
O aplicativo Poder do Voto também serve para os parlamentares conhecerem a opinião de seus eleitores

Foi lançado nesta terça-feira (12) o aplicativo Poder do Voto, que permite aos cidadãos acompanhar discussões dos projetos de lei em pauta na Câmara e no Senado. É possível escolher até três senadores e um deputado para seguir e saber como se posicionaram em qualquer votação.

Leia também: Afinal, quem votou duas vezes em Renan Calheiros na eleição do Senado?

O usuário também pode comentar se é a favor ou contra uma lei e conhecer a opinião de diferentes entidades sobre os temas em pauta. O Poder do Voto pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e IOs.

Para marcar o lançamento do aplicativo, um binóculo gigante apontado para o Congresso Nacional foi instalado em frente ao Congresso, na Esplanada dos Ministérios. A instalação poderá ser vista até sábado (16).

O aplicativo pode ser uma ferramenta útil também para os parlamentares. Quando uma matéria importante vai ser votada no plenário, os cidadãos recebem alertas. Após registrar sua opinião para aquele determinado assunto, ela será enviada para os congressistas, que  são notificados por e-mail.

“Você coloca a sua opinião e o parlamentar receberá um relatório de quantos são contra ou a favor”, explica Mario Mello, fundador do Poder do Voto, instituição sem fins lucrativos criada em 2017.

Você viu?

Leia também: "Política não é muito da mulher, falta vocação", diz presidente nacional do PSL

Mario Mello disse que as opiniões dos usuários são enviadas para os e-mails dos parlamentares. “O aplicativo tenta resolver três problemas: amnésia política, acompanhamento do parlamentar e responder à pergunta: ele representa ou não me representa?”.

O objetivo, disse Mario Mello, é fortalecer a cidadania. “É um instrumento de participação e cobrança, e o binóculo representa esse marco: transparência e aproximação com a atividade parlamentar”.

O taxista Bastião Carlos de Oliveira, de 53 anos, disse que vota desde os 18 anos e acompanha os parlamentares em quem votou. “Eu acompanho a política. Tem que ser, quem não gosta da política sofre nas mãos dos políticos. Se eles desvirtuam daquilo que prometeram, eu caio fora. Não voto mais nele”, disse.

Leia também: #EuApoioLavaToga: Campanha no Twitter pede CPI para investigar Judiciário

Em entrevista à Folha de S. Paulo em março de 2018, Mario Mello contou que resolveu criar o Poder do Voto porque ficou fixado na ideia de que se o eleitor tivesse na mão uma ferramenta para acompanhar a atividade do parlamentar em quem votou, formar opinião própria sobre projetos que seu representante avalia e ainda medir a afinidade entre seu pensamento e as posturas do parlamentar, o Congresso seria melhor.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!