Flávio Bolsonaro se diz
Divulgação/Alerj - 5.10.16
Flávio Bolsonaro se diz "vítima de uma campanha difamatória" que visa atacar o governo de seu pai

A investigação que envolve o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e o ex-assessor dele Fabrício Queiroz já tem novo procurador. Luis Otávio Figueira Lopes, da 25ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), assume o caso após o também promotor Cláudio Calo se declarar suspeito para investigar o parlamentar.

Embora Lopes seja titular da 26ª PIP, o caso envolvendo Flávio Bolsonaro foi para as mãos dele porque a 25ª PIP está sem promotor titular. O trâmite da distribuição obedece princípio de tabelamento do MPRJ, que define que o procedimento suba uma PIP quando deixar a promotoria anterior. Cláudio Calo era da 24ª PIP, logo, a investigação subiu para a 25ª.

Na terça-feira (7), o promotor Claudio Calo decidiu se declarar impedido para cuidar do caso Queiroz. Em uma nota, enviada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, Calo alegou “questão de cunho pessoal”.

A decisão de abrir mão da investigação veio após a repercussão de que Calo já teria se encontrado com Flávio. Além disso, o promotor já teria apoiado o senador e a família Bolsonaro nas redes sociais.

De acordo com o promotor, “após profunda reflexão jurídica, em respeito à imagem do MPRJ e às investigações relativas aos relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), até mesmo diante da repercussão que o episódio vem tendo na mídia, juridicamente entendi ser mais oportuno que a investigação sobre o senador Flávio Bolsonaro seja conduzida pela Promotoria de Justiça de Investigação Penal tabelar”.

Na decisão, o promotor ressalta que as demais investigações sobre funcionários da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ( Alerj ) que estavam com o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ), Eduardo Gussem, continuarão sendo presididos por Calo

Você viu?

Leia também: Bolsonaro posta foto com notícia da condenação de Lula, mas não comenta

Entenda o caso envolvendo o ex-assesso de Flávio Bolsonaro

Filho do presidente, Flávio Bolsonaro está envolvido em caso que investiga movimentação suspeitas em contas de ex-assessor
Reprodução
Filho do presidente, Flávio Bolsonaro está envolvido em caso que investiga movimentação suspeitas em contas de ex-assessor

O caso nasceu graças a uma investigação iniciada com a Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, que analisa a ação de deputados estaduais da Assembleia Legislativa (Alerj) em contratos.

Segundo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras ( Coaf ), órgão responsável por identificar movimentações financeiras, Fabrício Queiroz, ex-assessor parlamentar de Flávio, recebia sistematicamente transferências bancárias e depósitos feitos por oito funcionários que trabalharam ou ainda trabalham no gabinete do deputado na Alerj. Os valores suspeitos giram em torno de R$ 1,2 milhão. O Ministério Público quer esclarecer essas movimentações.

Leia também: Homens com fuzis fazem nova ameaça a Bolsonaro em baile funk; veja vídeo

Entre as movimentações financeiras atípicas registradas pelo Coaf, há também a compensação de um cheque de R$ 24 mil pago à primeira-dama, Michelle Bolsonaro, além de saques fracionados em espécie no mesmo valor dos depósitos suspeitos feitos nas respectivas vésperas.

Chamado para depor sobre o caso Queiroz duas vezes, o ex-assessor de  Flávio Bolsonaro  não compareceu ao Ministério Público. Sua defesa alegou que o suspeito enfrenta problemas de saúde e, por isso, não pôde prestar os depoimentos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!