PDT ressalta que o Ministério do Trabalho “fiscaliza, por exemplo, o trabalho escravo
Divulgação/Ministério do Trabalho
PDT ressalta que o Ministério do Trabalho “fiscaliza, por exemplo, o trabalho escravo"

O PDT entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para impedir a extinção do Ministério do Trabalho. A  pasta foi extinta pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) por meio de uma Medida Provisória. No pedido, o partido argumenta que a decisão de extinguir o ministério pulveriza as ações e atribuições da pasta e representa um enfraquecimento de direitos, regras e rede de proteção que a Constituição prevê para o Direito do Trabalho no Brasil.

A peça, assinada pelo líder do PDT na Câmara, deputado André Figueiredo, e pelo presidente do partido Carlos Lupi, pede que uma liminar suspenda a eficácia de artigos que extinguiram o Ministério do Trabalho , assim como declare a inconstitucionalidade da MP.

Entre as preocupações do partido com a pulverização das ações do ministério em diversos outros órgãos está a emissão de carteiras do trabalho, a fiscalização de direitos trabalhistas e até mesmo o cumprimento da jornada de trabalho.

Leia também: Brasileiros são contra redução de direitos trabalhistas e privatizações

“Além dessa decisão ter que passar pelo Congresso Nacional, ela fere a Constituição Federal já que representa uma ameaça a direitos constituídos”, afirma o partido. Para André Figueiredo, colocar em risco o funcionamento de programas como o de Microcrédito Produtivo Orientado, responsável por incentivar a geração de trabalho e renda entre os microempreendedores populares, é um risco inclusive à economia e ao desenvolvimento do país.

Outro ponto questionado pelo PDT foi a possibilidade de extinção da Secretaria Nacional de Economia Solidária, que coordena atividades econômicas visando à geração de trabalho e renda, à inclusão social e à promoção do desenvolvimento justo e solidário.

Leia tmbém: Fim da Justiça do Trabalho é bom ou ruim? Proposta de Bolsonaro divide opiniões

Na ação, o PDT ressalta que o ministério “fiscaliza, por exemplo, o trabalho escravo. Enfraquecê-lo é atacar diretamente essa rede de proteção aos trabalhadores. Sem falar que o Brasil como signatário das principais convenções da OIT não pode ser um dos poucos países do mundo que não tenha um Ministério do Trabalho constituído”, disse André Figueiredo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!