Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, eleitos presidente e vice-presidente nas eleições de 2018, serão diplomados hoje
Rafael Carvalho/Governo de Transição
Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, eleitos presidente e vice-presidente nas eleições de 2018, serão diplomados hoje

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), volta a Brasília nesta segunda-feira (10) para protagonizar a sua cerimônia de diplomação, ao lado do seu vice Hamilton Mourão (PRTB), às 16h, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solenidade confirma o resultado das eleições de 2018 e é o último passo antes da posse da futura chapa presidencial. 

Leia também: Em entrevista por cartas, Lula garante que venceria Bolsonaro nas eleições 2018

Ao todo, foram distribuídos 700 convites para a solenidade de hoje. Os diplomas que o capitão da reserva Jair Bolsonaro e o general Hamilton Mourão vão receber são assinados pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, que abre a sessão solene e indica dois ministros para conduzirem os eleitos ao plenário.

Além dessa cerimônia, a agenda do presidente eleito está intensa nesta semana. Afinal, com o intuito de preparar a sua articulação política, Bolsonaro deve seguir o ritmo de reuniões partidárias, se encontrando com as bancadas do PSD, DEM, PSL, PP e PSB. Também estão agendadas conversas com os governadores eleitos de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

Leia também: "Ninguém recebe ou dá dinheiro sujo com cheque nominal", afirma Bolsonaro

Em busca de consenso para alinhar a base aliada no Congresso, o presidente eleito se reúne amanhã (11) com a bancada do PSD. No dia seguinte (12), será a vez de conversar com o PSL, PP e PSB. Na semana passada, o presidente eleito conversou com integrantes do MDB, PRB, PR e PSDB.

Na reunião com o PSL, que é o seu partido, Bolsonaro tentará dirimir as divergências internas que geraram troca de acusações. A sigla foi a que mais cresceu nas eleições de 2018 , ganhando 42 novos deputados e se tornando a segunda maior bancada da Câmara, atrás apenas do PT, que tem 56.

Leia também: Bolsonaro diz que vai propor reforma no sistema eleitoral já em 2019

Diferente das reuniões da semana passada, os encontros desta semana ocorrem em um momento em que Jair Bolsonaro já definiu toda a sua equipe ministerial. Ao todo, foram 22 ministros escolhidos, sendo que o último nome foi anunciado neste domingo (9), nas redes sociais, pelo próprio presidente eleito. O futuro ministro do Meio Ambiente será o advogado e administrador Ricardo de Aquino Salles.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!