Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália, mas mora no Brasil desde 2004
José Cruz/ Agência Brasil
Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália, mas mora no Brasil desde 2004


O italiano Cesare Battisti declarou, neste domingo (4), que confia nas instituições democráticas do Brasil e que não tem intenção de fugir do País. A afirmação foi feita após fala do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que disse ter intenção de extraditar o italiano ao seu país de origem .

Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua por assassinato e terrorismo na Itália após ser acusado de quatro homicídios na década de 1970, dos quais se declara inocente. O ex-guerrilheiro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), um braço das Brigadas Vermelhas, disse que não "tem razões" para fugir de São Paulo, onde vive atualmente, já que "está amparado pelo Supremo Tribunal Federal".

"Reafirmo minha confiança nas instituições democráticas brasileiras, que desde que me encontro aqui garantiram o pleno funcionamento do Estado de Direito. Estado de Direito este que no presente momento faltou em minha ex-pátria, a Itália", afirmou.

Líder da extrema-direita da Itália comemorou vitória de Bolsonaro e disse que virá ao Brasil para buscar Battisti


A suposta extradição do italiano se tornou pauta depois quando o então candidato à Presidência da República do Brasil, Jair Bolsonaro, eleito no segundo turno das eleições no último domingo (28), disse em suas redes sociais que asseguraria o envio de Battisti à Itália em caso de vitória.

“Como já foi falado, reafirmo aqui meu compromisso de extraditar o terrorista Cesare Battisti, amado pela esquerda brasileira, imediatamente em caso de vitória nas eleições. Mostraremos ao mundo nosso total repúdio e empenho no combate ao terrorismo. O Brasil merece respeito”, escreveu Bolsonaro , na época. 

Após a vitória do então candidato, o ministro do Interior e vice-premiê da Itália, Matteo Salvini, principal líder da extrema-direita do país, parabenizou Bolsonaro e comemorou a derrota da esquerda brasileira, acrescentando que está pronto para vir pessoalmente ao Brasil "para pegar o terrorista vermelho", referindo-se à extradição de Battisti.  "Não vejo a hora de encontrar o novo presidente Bolsonaro. Ficarei feliz em ir pessoalmente ao Brasil para pegar o terrorista vermelho Cesare Battisti e levá-lo para a cadeia", comentou.

Cesare Battisti está no Brasil há 14 anos

Cesare Battisti diz confiar nas instituições democráticas brasileiras e afirma que não fugirá do País após ameaça de Bolsonaro
Reprodução/Twitter
Cesare Battisti diz confiar nas instituições democráticas brasileiras e afirma que não fugirá do País após ameaça de Bolsonaro


Depois de fugir da Itália, Battisti passou 30 anos também como fugitivo entre o México e a França e, em 2004, conseguiu entrar no Brasil, onde permaneceu escondido durante três anos, até ser detido em 2007.

Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a extradição do italiano em uma decisão não vinculativa, que dava a palavra final ao então chefe de Estado, Luiz Inácio Lula da Silva. Lula rejeitou a decisão em 31 de dezembro de 2010, o último dia de seu mandato.

No entanto, com a entrada de Michel Temer no poder, a Itália apresentou um novo pedido de extradição, que foi aceito pelo governo. Battisti, contudo, conta com uma liminar em seu favor do ministro do STF, Luiz Fux, relator do processo, que tem o poder de julgar se Temer pode reverter à decisão de Lula.

Leia também: Tribunal de São Paulo manda soltar ex-ativista italiano Cesare Battisti 

Com a entrada de Bolsonaro no governo a partir do dia 1 de janeiro de 2009, a situação de Cesare Battisti fica incerta.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!