Demonstrar apoio aos candidatos à Presidência é permitido desde que seja de maneira individual e silenciosa
Tânia Regô/AgenciaBrasil/Reprodução/Facebook 28.10.2018
Demonstrar apoio aos candidatos à Presidência é permitido desde que seja de maneira individual e silenciosa

Há uma série de regras no dia da eleição . É proibido, por exemplo, tentar convencer um eleitor a votar ou não em um candidato. A propaganda de boca de urna também não é permitida, como a distribuição de panfletos e santinhos de candidatos. Por conta disso, eleitores usaram a criatividade para mostrar apoio aos candidatos à Presidência.

Desde o uso de adesivos até colocar as cores da bandeira do brasil no “look” de votação, o apoio aos candidatos à Presidência foi feito de formas distintas.

O eleitor pode demonstrar a preferência por um candidato desde que seja de maneira individual e silenciosa. Para isso, simpatizantes de Fernando Haddad, do PT, levaram livros para os postos de votação, enquanto os apoiadores do adversário, Jair Bolsonaro, do PSL, foram vestidos de verde e amarelo.

Apoio aos candidatos à Presidência: grupo demonstra apoio ao candidato Jair Bolsonaro próximo de sua residência
Tânia Regô/AgenciaBrasil 28.10.2018
Apoio aos candidatos à Presidência: grupo demonstra apoio ao candidato Jair Bolsonaro próximo de sua residência

Em frente ao condomínio onde mora Bolsonaro, no Rio de Janeiro, inclusive, simpatizantes se revezam com bandeiras do Brasil, vestidos de verde e amarelo e alguns com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol.

"A expectativa é a que ouvi das ruas ao longo dos últimos meses, a de vitória",  disse Bolsonaro dentro da seção durante a votação.

Apoio aos candidatos à Presidência inclui livros

Apoio aos candidatos à Presidência: simpatizantes a Fernando Haddad usaram desde broches até
Reprodução/Instagram/Facebook
Apoio aos candidatos à Presidência: simpatizantes a Fernando Haddad usaram desde broches até "look completo"

Muitos simpatizantes de Haddad usaram a cor vermelha para votar, broches e/ou adesivos, mas não apenas isso. Uma imagem que tem circulado é a de um eleitor usando uma toga de formatura. Morador da Paraíba, Josenilton Silva Villar também levava um livro em mãos.

Em alusão ao discurso do candidato petista, que durante a campanha afirmou que o país “precisa de livros, não de armas”, em contraposição ao adversário que defende a liberação do porte, muitos eleitores levaram livros para as seções eleitorais.

Em Indianópolis, em São Paulo, onde vota o candidato do PT , ele também foi recebido por eleitores com rosas brancas e vermelhas. Haddad retribuiu, agradecendo, cumprimentando e fazendo o sinal da vitória ao lado da mulher Ana Estela.

Nas redes sociais, correligionários e celebridades postaram suas fotos a caminho da votação e os livros, como a atriz Fernanda Paes Leme. Foi pela web, inclusive, que Haddad pediu aos eleitores que votassem com um livro na mão. "Deixa o ódio pra lá. Urna é lugar de depositar esperança.”

O apoio aos candidatos à Presidência não para por aí. A drag Ruth Venceremos fez questão de votar montada e com uma bandeira para registrar seu posicionamento, chamando atenção por onde passava.

*Com informações da Agência Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!