Há uma série de regras no dia da eleição . É proibido, por exemplo, tentar convencer um eleitor a votar ou não em um candidato. A propaganda de boca de urna também não é permitida, como a distribuição de panfletos e santinhos de candidatos. Por conta disso, eleitores usaram a criatividade para mostrar apoio aos candidatos à Presidência.
Desde o uso de adesivos até colocar as cores da bandeira do brasil no “look” de votação, o apoio aos candidatos à Presidência foi feito de formas distintas.
O eleitor pode demonstrar a preferência por um candidato desde que seja de maneira individual e silenciosa. Para isso, simpatizantes de Fernando Haddad, do PT, levaram livros para os postos de votação, enquanto os apoiadores do adversário, Jair Bolsonaro, do PSL, foram vestidos de verde e amarelo.
Em frente ao condomínio onde mora Bolsonaro, no Rio de Janeiro, inclusive, simpatizantes se revezam com bandeiras do Brasil, vestidos de verde e amarelo e alguns com a camisa da Seleção Brasileira de Futebol.
"A expectativa é a que ouvi das ruas ao longo dos últimos meses, a de vitória", disse Bolsonaro dentro da seção durante a votação.
Apoio aos candidatos à Presidência inclui livros
Muitos simpatizantes de Haddad usaram a cor vermelha para votar, broches e/ou adesivos, mas não apenas isso. Uma imagem que tem circulado é a de um eleitor usando uma toga de formatura. Morador da Paraíba, Josenilton Silva Villar também levava um livro em mãos.
Em alusão ao discurso do candidato petista, que durante a campanha afirmou que o país “precisa de livros, não de armas”, em contraposição ao adversário que defende a liberação do porte, muitos eleitores levaram livros para as seções eleitorais.
Em Indianópolis, em São Paulo, onde vota o candidato do PT , ele também foi recebido por eleitores com rosas brancas e vermelhas. Haddad retribuiu, agradecendo, cumprimentando e fazendo o sinal da vitória ao lado da mulher Ana Estela.
Nas redes sociais, correligionários e celebridades postaram suas fotos a caminho da votação e os livros, como a atriz Fernanda Paes Leme. Foi pela web, inclusive, que Haddad pediu aos eleitores que votassem com um livro na mão. "Deixa o ódio pra lá. Urna é lugar de depositar esperança.”
O apoio aos candidatos à Presidência
não para por aí. A drag Ruth Venceremos fez questão de votar montada e com uma bandeira para registrar seu posicionamento, chamando atenção por onde passava.
*Com informações da Agência Brasil