Haddad e Bolsonaro podem não se enfrentar em debates no 2º turno das eleições; fato seria inédito em toda a história democrática
iG Arte
Haddad e Bolsonaro podem não se enfrentar em debates no 2º turno das eleições; fato seria inédito em toda a história democrática

Com ampla vantagem nas pesquisas eleitorais sobre o 2º turno, o deputado federal e candidato à presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) já avisou que pode faltar dos debates na TV. Num primeiro momento, sua equipe alegou que os médicos do presidenciável vetaram sua participação, mas, em seguida, o próprio candidato admtiu que o faria por questão de "estratégia". 

Leia também: Ibope aponta vitória de Bolsonaro no segundo turno com 59%; Haddad tem 41%

Se o deputado federal mantiver sua posição, esta será a primeira vez em que candidatos à Presidência não se enfrentam em debates no  2º turno . Ausências dos principais postulantes ao cargo nos embates televisivos aconteceram em 1998 e 2006 - quando Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, respectivamente, se furtaram ao debate no primeiro turno -, mas, no segundo turno, nunca um candidato deixou de comparecer ao evento.

Na semana seguinte ao primeiro turno de 2018, Fernando Haddad (PT), adversário de Bolsonaro, avisou que iria "até a enfermaria" para debater com o candidato se fosse o caso. Estão marcados debates para a quinta-feira (18), na TV Bandeirantes, no domingo (21), na Record, e no dia 26, na TV Globo. Não se sabe, contudo, se os eventos aconteceram de fato.

Leia também: Haddad diz que está disposto a ir 'até enfermaria' para debater com Bolsonaro

Com vantagem nas pesquisas, a estratégia de Bolsonaro é "jogar parado". A primeira pesquisa Ibope para o segundo turno divulgada na segunda-feira (15) indica o candidato com 18 pontos percentuais de vantagem nas intenções de voto ddiante de Fernando Haddad.

O candidato do PSL aparece com 59% enquanto o petista tem 41% dos votos válidos, de acordo com o levantamento. 

No cálculo de votos válidos, são excluídos os brancos, nulos e indecisos. E é essa a conta que a Justiça Eleitoral faz para divulgar o resultado das eleições. Nos votos totais, Bolsonaro segue na frente, com 52%. Haddad tem 37%. Brancos e nulos somam 9% e 2% não soube ou não quis responder. No primeiro turno, Bolsonaro teve 46% dos votos válidos e Haddad, 29%.

Leia também: Bolsonaro admite não ir a debates com Haddad por 'estratégia'

Haddad que evitar a ausência de seu adversário nos debates. Logo após o primeiro turno o petista escreveu em suas redes sociais: "Vamos fazer uma campanha propositiva e demarcar as diferenças entre projetos. Agora, meu adversário precisa participar dos debates no 2º turno . Ninguém pode ser eleito sem apresentar as suas propostas ao povo", disse.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!