Os candidatos Romeu Zema (Novo) e Antônio Anastasia (PSDB) vão disputar o segundo turno da eleição em Minas Gerais para o cargo de governador do Estado. O resultado foi confirmado pela Justiça Eleitoral às 20h30 deste domingo (7) após apuração de 96% das urnas. A votação do segundo turno está agendada para o dia 28 deste mês.
Leia também: Jair Bolsonaro e Fernando Haddad se enfrentam no segundo turno para presidente
Mais de 12,2 milhões de eleitores participaram da votação em todo o Estado neste domingo, número que equivale a 77,80% das mais de 15 milhões de pessoas que compõem o eleitorado mineiro. Zema obteve 42,73% (4,1 milhões de votos) dos mais de 9,6 milhões de votos válidos registrados na eleição em Minas Gerais , enquanto o candidato à reeleição, Anastasia, foi escolhido por 29,06% do eleitorado mineiro (2,8 milhões de votos).
Ainda nas eleições para governador de Minas Gerais , também foram contabilizados 23,12% de votos nas eleições 2018 para o atual governador Fernando Pimentel (PT); 2,77% para o candidato Adalclever Lopes (MDB) e 1,38% para o candidato Dirlene Marques (Rede). João Barista (Rede), Claudiney Dulim (Avante) e Jordano Metalúrgico (PSTU) atigiram menos de 1% dos votos. Brancos e nulos somaram 20,6%.
Zema e Anastasia já poderão retomar suas campanhas nas ruas e na internet, de olho no segundo turno da eleição, a partir desta segunda-feira (8). A propaganda eleitoral no rádio e na TV será reiniciada na sexta-feira (12).
Leia também: Quem é Fernando Haddad e quais suas propostas para governar
Os desafios para quem vencer a eleição em Minas Gerais
Segundo maior colégio eleitoral do País, Minas Gerais tem 20,8 milhões de habitantes, conforme estimativa do IBGE. O próximo governante terá como um de seus principais desafios equilibrar as contas do estado, que nos últimos anos chegou a atrasar o salário de servidores, gerando greves e paralisações nas prestações de serviços.
Para tanto, será necessário retomar o crescimento econômico do estado, estagnado nos últimos anos.
Leia também: Quem é Jair Bolsonaro e quais suas propostas para governar
O vencedor da disputa entre Zema e Anastasia no segundo turno da eleição em Minas Gerais tomará posse na Cidade Administrativa no dia 5 de janeiro. Seu mandato vai até o dia 31 de dezembro de 2022.